Passada a eliminação para o Santa Cruz na Divisão de Acesso, o Passo Fundo tenta projetar o restante da temporada. Agora, o clube tem a Copa FGF - Troféu Rei Pelé para finalizar 2023. Porém, já começou a analisar possíveis saídas no elenco para as últimas partidas.
As modificações no grupo estão em análise da diretoria e da comissão técnica. Isso passa também pela observação de uma temporada em que o Tricolor passou por altos e baixos na primeira fase da Divisão de Acesso e garantiu a classificação para as quartas de final somente na última rodada.
Depois da derrota para o Santa Cruz por 2 a 0, o técnico Bruno Coutinho analisou que houve falhas individuais na partida e que o time demorou a assimilar a estratégia do adversário.
– O Santa Cruz fez o que fizemos nós fizemos em casa. Se aproveitou do mando de campo, se portou de uma maneira bem diferente do que vimos aqui, em função do gramado. Um campo que não se tem jogo, não dá pra propor o jogo. Na competição inteira, eles jogaram com ataques diretos, na bola aérea. Tivemos falhas individuais no primeiro tempo, o que deu margem para eles crescerem na partida. Da nossa parte, faltou entender o jogo, se desfazer da bola, entender que estávamos sofrendo pressão. Teria que jogar de maneira diferente do que jogamos na competição inteira e pagamos o preço no final por não entender a partida – avaliou.
O treinador revelou que o sentimento da derrota foi amargo. Afinal, o Passo Fundo jogava por um empate para se classificar. Se perdesse por um gol de diferença, a vaga seria decidida nos pênaltis. O jogo estava 1 a 0, mas aos 49 minutos do segundo tempo, sofreu o segundo gol, que decretou a queda.
- Dói bastante essa eliminação em função de a gente ter feito o primeiro jogo aqui do jeito que foi e jogando muito melhor, com solidez entre defesa e ataque. A gente sofre pela maneira que foi, no último segundo de jogo. Mas no futebol, se você não se prepara para todos os momentos da partida, você paga por esses erros.
O futuro na Copa FGF
Na tarde de segunda-feira (31), o clube realizou uma reunião no Estádio Vermelhão da Serra. A ideia era definir o planejamento para o restante da temporada 2023. O Passo Fundo ainda tem dois jogos a realizar na primeira fase da Copa FGF. No dia 9, enfrentará o São Luiz, em casa, e no dia 16, jogará contra o União-FW, em Frederic Westphalen.
O elenco deverá se reapresentar somente na quarta-feira (2). Porém, o clube deverá definir quem permanece e quem será liberado. O treinador não revelou os nomes dos atletas que podem ser liberados, mas a decisão será nos próximos dias.
- Isso é mais um tema interno. A gente não pode expor isso. Vocês verão quem a gente pretende manter, quem vamos liberar. Já estamos trabalhando em cima disso. Estou no clube a partir de hoje para definir essas situações, mas não posso adiantar mais nada – disse o treinador, que concluiu:
- Depois que fizer todo esse microplanejamento. E depois que a gente ver quem serão os atletas que irão permanecer, a gente muda a chave para a competição. Temos dois jogos e ainda temos chance de classificação. Independente do elenco que continuar, segue o profissionalismo e com sede de vitória - disse Coutinho.