O Guarani Futsal, de Frederico Westphalen, pensando em jogar a Copa do Brasil no próximo ano, voltou a se filiar na Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). Isto porque uma das competições organizadas pela entidade, a Copa RS, permite que o campeão dispute a Copa do Brasil de Futsal. O Verdão participou da competição nacional em 2021, sendo superado pelo Jaraguá, nas oitavas de final.
A última participação do clube na Copa RS foi em 2020, quando conseguiu vaga para disputar a Copa do Brasil, em 2021. A competição, que conta com a participação de 32 equipes de diversos estados do país é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e garante vaga através de competições estaduais. O campeão do torneio se classifica para a Superliga de Futsal, que dá vaga para a Libertadores da modalidade.
Euzébio Lavratti, diretor do Guarani Futsal, comentou sobre a decisão:
- A decisão de nos filiarmos na Federação Gaúcha de Futsal é porque em 2021 fomos o representante gaúcho na Copa do Brasil, uma competição nacional, que o clube almeja jogar mais uma vez. Para nos credenciarmos a disputar, teremos que ficar campeão da Copa RS, por isso reativamos nossa filiação junto a entidade.
A Copa RS tem previsão de início em agosto e finalização em novembro. Serão de 12 a 14 equipes, que ainda não estão definidas, disputando a vaga para a Copa do Brasil.