A empresa São José, localizada em São José do Inhacorá, na Região Noroeste, anunciou a demissão de 40 funcionários na segunda-feira (28). As demissões foram efetivadas no mesmo dia do comunicado e representam cerca de 20% do quatro total de trabalhadores.
Em nota, a desenvolvedora de implementos agrícolas informou que a decisão foi motivada pela queda dos preços de commodities como soja e milho, associada aos eventos climáticos e aumento expressivo dos custos de insumos. A empresa foi fundada no município de 2,4 mil habitantes em 1993.
No anúncio, a companhia afirma que tentou mitigar o problema, mas as ações não foram suficientes.
"Com base neste cenário, anunciamos que foi necessário reduzir nosso quadro de funcionários de maneira substancial", diz a nota assinada pelo presidente Geraldo Recktenwald.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, responsável pela categoria, publicou uma nota à comunidade na noite de terça-feira (29). A entidade diz que manteve contato constante com a empresa para evitar cortes e que reafirmam o compromisso com os trabalhadores afetados.
"Nos últimos dois meses, a empresa chegou a contratar 15 novos profissionais, indicando uma expectativa de estabilidade, o que torna as demissões desta semana ainda mais inesperadas e impactantes", diz o comunicado do presidente Jorge Luis Ramos.
O município de São José do Inhacorá tem a economia centrada no setor agrícola, principalmente na produção de grãos como soja e milho, e na suinocultura e bovinocultura de leite.