Em meio à rotina do dia a dia, praticidade é uma palavra que agrada quem tem um cotidiano agitado. Na era do transporte compartilhado e da presença de animais nas famílias, Gabriel Sousa Lopes viu uma oportunidade de empreender. Há dois anos e meio, ele possui o Táxi Pet, serviço de transporte exclusivo para animais domésticos em Passo Fundo.
De novembro de 2020 para cá, a demanda cresceu. Atualmente, Lopes chega a realizar até 18 corridas por dia com os pets. A sua cartela de clientes possui clínicas veterinárias, petshops e tutores particulares. No total, são 120 clientes desde o início do trabalho. Em transporte de animais de pequeno porte, ele chega a levar até seis pets por vez.
— Eu trabalhava com banho e tosa, sempre gostei muito de animais. Vi que o mercado estava carente deste tipo de serviço. Eu atendo especificamente cães e gatos. Alguns tutores possuem contrato comigo e eu faço o serviço de pegar os pets, levar até onde precisa ir, fazer a atividade desde buscá-lo até trazer novamente em segurança — afirma o empreendedor.
No Pet Táxi, figuras de pets são adesivadas pelo veículo e patinhas de cachorros são encontradas no carro, no crachá e até mesmo no uniforme de trabalho. Tudo isso para deixar o translado o mais acolhedor possível para os pets. No veículo, os cães e gatos geralmente transitam em caixas de transporte, mas também podem ir de cinto de segurança, caso seja o desejo do (a) tutor (a).
— A gente sempre pede para o cliente a forma que deseja que seja feito o transporte. Hoje, o nosso ponto forte é fazer viagens para banho, mas também levamos para consultas, creche, fisioterapia, vacinas. Esse tipo de serviço — explica.
Como os passageiros são os animais, Gabriel conta que pode se encontrar passageiros com diferentes personalidades, além de passar por situações que fazem parte da profissão.
— Eu gosto muito, é algo prazeroso. E tem que gostar mesmo, porque tem animais mais quietos, outros agitados, aqueles fujões, os brabos. Já tomei mordida, já teve animal que ficou nervoso e fez sujeira. Faz parte, por isso mesmo que precisa gostar — completa.
Praticidade e segurança
Mãe de pet, Juliana Maschio utiliza o serviço do táxi pet desde o início. A servidora pública federal relata que o serviço de transporte facilita a sua vida, já que mora nas proximidades do bairro Cidade Nova, distante do Centro, além de trabalhar na região central. Além disso, ela pontua a confiança e o cuidado para deixar seus pets em um veículo alheio.
— Facilita muito minha vida, o serviço é excelente pra mim. Além de que, tenho a certeza de que meus pets são muito bem tratados, com enorme carinho. Me poupa tempo, deslocamento, e ainda temos a questão da confiança e segurança — pontua.
Juliana tem dois cachorros: o Dinho, da raça poodle, de 13 anos, e a Susie, da raça schnauzer, de cinco anos e meio. Segundo a tutora, a alegria dos pets é ver o táxi chegar na sua residência.
— Toda a sexta-feira pela manhã, o Pet Táxi leva eles para o banho. Quando os cachorros veem o meu carro, eles não têm reação alguma, mas quando aparece o carro do Pet Táxi, tem que ver a reação deles. Enlouquecem porque vão passear, adoram — conta Juliana.
O serviço
O Pet Táxi cobra R$ 3 por quilômetro rodado, com um valor mínimo de R$ 30 por corrida. Para clientes fixos, o custo é menor. Além de transporte em Passo Fundo, o serviço também oferece viagens intermunicipais nos fins de semana.
O transporte para animais domésticos pode ser contratado pelo telefone (54) 99127-3003 ou pelas redes sociais (@pettaxipf).
GZH Passo Fundo
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