Correção: as salas interditadas deixaram de ser usadas há cerca de 20 dias, e não há um ano, como publicado entre as 15h23min e as 17h45min do dia 11 de outubro. O texto foi corrigido.
O Colégio Estadual Fagundes do Reis, que atende 1,2 mil alunos no bairro Boqueirão, em Passo Fundo, está há 11 dias com quatro salas de aula interditadas. O motivo é o risco de queda das paredes por conta de rachaduras na estrutura.
A interdição foi realizada pela Secretaria de Obras Públicas do Estado em 30 de setembro. O setor diz que as equipes trabalham para solucionar a demanda, no entanto, ainda não há prazo para reforma e desinterdição.
As rachaduras têm se agravado desde o ano passado. A 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) teria sido informada do problema à época, mas nada foi feito.
Conforme a secretaria, as reformas do colégio devem entrar em um novo modelo simplificado de obras. O formato espera agilizar a manutenção das escolas estaduais, não sendo necessário licitar cada serviço.
No caso do Colégio Fagundes, a licitação para implantação do modelo está em fase final, segundo a pasta. As escolas passarão a ter uma empresa responsável pré-contratada para realizar as reformas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os alunos que utilizavam as salas de aula foram remanejados para outros cômodos da instituição.