O ano letivo da rede estadual começa nesta segunda-feira (19) com o retorno de cerca de 17 mil estudantes às 39 escolas de Passo Fundo. Além dos alunos, mais de dois mil funcionários, entre professores, auxiliares, cozinheiras e monitores, também retomam às atividades.
A Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV) é a que atende o maior público, de 1,2 mil alunos. A preparação para o retorno iniciou desde o encerramento do ano anterior, com organização pedagógica e manutenções necessárias, como pintura e reparos.
— O quadro de professores está completo, de funcionários também. É uma das maiores escolas, então essa é uma gratidão. Receber e estimular esses alunos pra todo esse próximo ano, já que eles vêm cheios de dúvidas e cheios de emoções — pontua a diretora Thelli Camargo Faria Arsand.
Para Theodoro Zillmer da Costa, 18 anos, o recomeço é uma mistura de nervosismo com empolgação, para conhecer os novos colegas, professores e disciplinas na segunda série do Ensino Médio.
— Eu estava meio nervoso, não vou mentir, porque é tudo muito novo. Vão vir alunos novos, vai ter também trilhas diferentes, assim, especializadas em ramos de conhecimento pra se especializar em alguma área. Mas também estou empolgado pra encontrar meus amigos, também os professores que eu gosto bastante — conta o jovem.
Falta de professores
Uma estimativa do Cpers, sindicato que representa os profissionais da rede estadual de educação, calcula um déficit de, no mínimo, 60 professores nas escolas estaduais de Passo Fundo. De acordo com a entidade, fatores como aposentadorias, escolas integrais e Novo Ensino Médio contribuem para o panorama.
A reportagem questionou o governador Eduardo Leite sobre o cenário. Leite cumpriu agenda na cidade no domingo (18). De acordo com ele, as necessidades existentes serão supridas:
— Fizemos contratação emergencial, novo concurso, então tenho absoluta segurança que vamos repor o que surgir de necessidades. Temos 57 mil professores na rede pública, então é normal que surjam imprevistos, como licenças de saúde, e há demora na burocracia de substituição, mas sei que está tudo bem encaminhado — afirmou.
Ensino integral
Em Passo Fundo, três instituições estaduais iniciam o ano com a a implementação da nova modalidade educação integral. Assim, os colégios passam a oferecer aulas nos turnos de manhã e tarde. São eles:
- Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana (bairro Edmundo Trein)
- Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães (bairro São José)
- Instituto Estadual Cardeal Arcoverde (bairro Petrópolis)