O Setor de Atenção ao Estudante da Universidade de Passo Fundo (Saes/UPF) lançou recentemente o Laboratório Bilíngue, um espaço de diálogo e interação para surdos e ouvintes que se interessam por Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa é voltada para todos que desejarem aprender ou aperfeiçoar essa língua, que é a segunda oficial no Brasil, promovendo a interação entre surdos e ouvintes num ambiente livre, aberto e gratuito, tanto para iniciantes quanto para fluentes.
O objetivo do Laboratório Bilíngue é, de acordo com a coordenadora do Saes, Angela Soares, promover a interação entre surdos e ouvintes e, com isso, romper a barreira da comunicação.
– Nós queremos incentivar que crianças e adolescentes aprendam Libras, que as pessoas no comércio aprendam, na Medicina, nas Engenharias, em todas as áreas do conhecimento – explica.
Para isso, os encontros do Laboratório são abertos a toda a comunidade acadêmica e externa.
– É um espaço aberto, gratuito, não é sistemático, que serve a essa população. Com isso, a UPF também faz jus ao seu caráter comunitário, que é dialogar com a população diversa e, dentre essas, a população surda de Passo Fundo e da região –pontua.
Estudante de Fabricação Mecânica da UPF, João Vitor Rezende Portella dos Santos participou do primeiro encontro. Na opinião dele, que é surdo, é importante ter pessoas que saibam Libras em diferentes espaços, e ele espera que, por meio do Laboratório Bilíngue, toda a comunidade acadêmica possa participar desses momentos de conversa.
– Eu me sinto bem, me sinto feliz em ter mais pessoas querendo aprender Libras para ter esse conhecimento, para ter uma comunicação melhor com os surdos e ficaria feliz se meus colegas também estivessem aqui para que pudéssemos romper as barreiras de comunicação – destaca.
Como participar dos encontros
O Laboratório Bilíngue é aberto à comunidade, tanto para iniciantes quanto para fluentes em Libras, e gratuito. Os encontros ocorrem semanalmente, junto à Biblioteca Central, em três horários: nas quartas-feiras, das 15h30min às 17h e das 18h30min às 20h e nas quintas-feiras pela manhã, das 10h às 11h30min.