No norte gaúcho, nem mesmo o frio da manhã deste sábado (10) afastou o público, que compareceu em peso ao primeiro desfile do Festival Internacional de Folclore na Rua Morom. Comerciantes, pedestres e motoristas puderam acompanhar a apresentação dos 17 grupos do Brasil e do exterior, que levaram música e dança para o centro da cidade.
Maior evento cultural de Passo Fundo, o 16º Festival Internacional de Folclore começou na noite de sexta-feira (9), reunindo cerca de 400 artistas e mantendo uma história de 30 anos. A programação se estende até o dia 17 de agosto, com atividades em dez bairros.
O desfile, que faz parte da programação gratuita do evento, começou por volta das 10h. O cortejo cultural passou por seis quadras de uma das principais ruas de Passo Fundo, encantando crianças, jovens, adultos e idosos.
Argentina, Chile, Colômbia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Polônia, República Tcheca, Ucrânia e Alemanha, apresentaram vestes típicas e alguns costumes da América Latina e da Europa. Já o Brasil teve representadas as tradições de norte e nordeste, através dos grupos da Paraíba e do Ceará, além do conhecido tradicionalismo do Rio Grande do Sul.
— É muito lindo, muito maravilhoso, ótimo! Todas as vezes eu estou aqui, sempre aqui assistindo essas maravilhas. Cada dia está melhor ainda — afirmou encantada Miguelina Marta Sodré Vargas, 67 anos, que foi acompanhar o desfile de perto.
A passo-fundense, que já participou de festivais anteriores, disse também que não perde uma edição do evento. Já Cristina Vepo Agostinho, 24 anos, estava fazendo compras pelo centro da cidade quando viu o cortejo e decidiu parar para assistir.
— Traz um pouco da cultura de cada canto do nosso país. E a gente também consegue ver e mostrar para as nossas crianças boa parte de onde veio a nossa cultura. Por exemplo, passou aqui agora Argentina e Paraguai, que é de onde vem quase 80% da nossa cultura, e isso é muito bonito — refletiu Cristina.
Ela também elogiou a possibilidade de o público aproveitar a programação gratuita, aproximando a comunidade da cultura de outros lugares. Além dos desfiles, outros espetáculos abertos ao público acontecem junto às escolas municipais dos bairros e os horários podem ser conferidos neste link.
Diariamente também acontecem apresentações no CTG Lalau Miranda, cujos ingressos podem ser comprados das 9h às 18h30min, incluindo finais de semana, nas bilheterias físicas ou online. O preço é de R$ 20 inteira e R$ 10 meia.
O próximo desfile será na quarta-feira (14), a partir das 16h30min, na Rua Morom. A apresentação acontece nas proximidades da Praça da Cuia.