Para estimular novos talentos de Passo Fundo, um vernissage expôs peças exclusivas e feitas à mão em cerâmica, porcelana, pintura, entre outras técnicas, por artistas da cidade. Mas um detalhe chama a atenção: para adquirir as obras, o público fez lances às escuras.
O evento aconteceu no Original Espaço Cultural, na noite da última sexta-feira (5). Os maiores lances levaram as peças apresentadas, mas sem o participante saber o valor do que estava adquirindo até ter fechado o arremate.
De acordo com Mariane e Isadora Loch Sbeghen, organizadoras do Lance Original, o objetivo foi estimular os novos artistas com suas produções, e também permitir às pessoas a possibilidade de contemplar e adquirir peças únicas. Além disso, durante o evento foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados às famílias atingidas pelas enchentes.
— Tivemos um público extremamente interessado, que apresentou os seus lances às escuras e levou para casa várias das obras. Mas não se trata só de vender, para o artista, ter o seu trabalho exposto e poder ver as pessoas contemplando os detalhes das suas criações é extremamente gratificante — explicou Mariane.
A iniciativa foi inspirada em grandes movimentos de arte, com expressão através das diferentes linguagens. Tudo para prestigiar trabalhos desenvolvidos por artistas locais, como é o caso da arquiteta e ceramista Clara Elis Ahlert Arenhart.
— A gente nunca acha que está pronto para ser lançado, mas quando veio o convite me senti lisonjeada. Foi um impulso para eu ousar ainda mais nas minhas peças — contou ela, que teve uma das obras vendidas no evento.
O contato com a arte sempre esteve presente na vida da passo-fundense, mas a atividade que surgiu como um hobby acabou se mesclando com a própria profissão. Hoje, Clara busca unir a cerâmica e a arquitetura em seus projetos.
— Dessa forma as peças e o espaço onde elas ficarão são pensados por mim e se complementam — pontuou.
E novas edições do Lance Original devem acontecer neste ano, com a mesma temática de lances às escuras. Para saber como participar, o público pode buscar o Original Espaço Cultural, que fica na Rua Paissandu, 784, no Centro de Passo Fundo.