Uma websérie documental promete resgatar a história das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. O projeto Coração Missioneiro tem financiamento do Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Estado e vai abordar a história de catequização, musicalização e aculturação na América Latina a partir da relação entre jesuítas e indígenas.
Produzido pela plataforma Sangue de Gaúcho, de Erechim, o documentário será dividido em três capítulos e vai apresentar um pouco da história que uniu padres e guaranis. A série conta com depoimentos de historiadores e ativistas culturais da região missioneira, e mais de 50 profissionais estão envolvidos na elaboração.
Para isso, a equipe percorreu todos os Sete Povos das Missões, passando por São Borja, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e Santo Ângelo, e pelos sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir em São Luiz Gonzaga, São João Batista em Entre-Ijuís e São Miguel Arcanjo em São Miguel das Missões. Drones foram utilizados para captar novas imagens da região missioneira.
Para o resgate da arte, arquitetura, música e cultura missioneira, houve o auxílio do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga. Entre os historiadores, pesquisadores e artistas entrevistados no projeto estão Noé Teixeira, cuja composição dá nome ao documentário. Também há a participação do tradicional Fênix Grupo Folklorico.
— Estamos contando a história de como ocorreu a chegada dos jesuítas no sul do Brasil e na América do Sul, revisitando os locais onde aconteceram importantes fatos da história, muitos ainda preservados — contou o produtor Marco Aurélio Pedot.
Coração missioneiro vai retratar fragmentos da história, valorizando a herança deixada para o Estado. O documentário será disponibilizado pelo YouTube da plataforma Sangue de Gaúcho e deve ir ao ar em agosto.
Os jesuítas de linhagem espanhola chegaram ao Rio Grande do Sul no século 17, entrado pela região Noroeste para fundar as reduções jesuíticas. Na primeira fase o Padre Roque Gonzalez de Santa Cruz, província do Paraguai, fundou a redução de São Nicolau. Já na segunda fase, por volta de 1682, é fundada a redução de São Borja, a primeira dos Sete Povos das Missões.