Um local dedicado às diversas formas de exploração do bambu: este é o Museu do Bambu, localizado em Ametista do Sul, no norte do Estado. Quem visita o local pode conferir um acervo com mais de 600 peças feitas da planta e conhecer suas inúmeras formas de uso.
Criado em 2017 pelo artesão Carlos Ciprandi, o Museu oferece um passeio entre toda a cadeia produtiva do bambu. O tour começa mostrando a utilização na construção civil (com assoalhos e vigas feitas do material), passando pela adaptação em utensílios de cozinha, alimentação e chás medicinais, até chegar no artesanato. Móveis e instrumentos musicais feitos com matéria-prima estão entre os objetos que podem ser observados.
— O visitante entra com uma ideia muito básica sobre o bambu e sai completamente diferente. Nossa missão é desmistificar que o bambu, mostrar a versatilidade da planta. Aqui o visitante vê toda a cadeia produtiva do bambu. A gente oferece a experiência teórica mas também mostra a peça pronta — afirma o proprietário, Carlos Ciprandi.
Ao final do trajeto, os visitantes são convidados a degustar biscoitos de carvão e brotos de conserva. Também há lojas com os produtos artesanais e mudas da planta. Futuramente, Ciprandi planeja explorar ainda mais a potencialidade gastronômica da planta, e servir risoto de bambu.
O amor pelo Bambu
Criado inicialmente na cidade de Planalto, o Museu foi aberto em 2017 por Ciprandi, após uma viagem de estudos à China. No país, ele aprendeu sobre a importância do bambu, e passou a usá-lo como matéria prima das obras.
— Passei a preferir o bambu à madeira, pois ele é comum e não é preciso derrubar uma árvore para ter o material. Descobri que quanto mais se tira o bambu, mais ele brota, é como uma grama. Então esse gosto foi tomando proporções maiores e passei a estudar e me apaixonar. Viajei a estudos e na volta já queria abrir meu próprio negócio — conta.
Em 2019, a unidade passou a funcionar na cidade de Ametista do Sul. O Museu está aberto de terça a domingo, e não é preciso reservar horário para visitar o local.
Como visitar o Museu do Bambu
- Funcionamento: de terça a domingo, das 9h as 17h
- Endereço: Avenida Vereador Jorge Bassi, número 1059, em Ametista do Sul
- Ingresso: R$25 por pessoa
- Contato: (55) 99922-3691