Em sua primeira edição, o Bazar das Margaridas reúne 30 empreendedoras da região norte do Estado em evento no Centro de Passo Fundo. Até às 18h deste domingo (9) é possível visitar o espaço, que expõe produtos de artesanato, decoração, vestuário, brinquedos, perfumaria e até culinária.
O ambiente de valorização dos negócios chefiados por mulheres foi organizado pela família da empreendedora Pamela Andressa Cavalheiro. Com mãe e irmãs também do ramo, elas sentiram a necessidade de movimentar a área, que carecia de eventos deste tipo. O sucesso foi tanto que surgiram interessadas até fora de Passo Fundo, vindo das cidades de Casca, Erechim e São Domingos do Sul.
— Primeiro buscamos um local que fosse acessível, sem escadas e degraus. Depois, fomos chamando a mulherada. Trabalho no ramo de xis, e minha mãe confecciona roupinhas para bebê, então temos essa cultura dentro de casa. E batizamos de "margaridas" porque é um nome que remete a um bem-estar e ao cuidado com os visitantes — resume Pamela.
Entre as expositoras, teve quem participou de um evento pela primeira vez. Dona do Vovó faz Arte, a funcionária pública Ana Anália dos Santos confecciona peças de artesanato há 15 anos, mas nunca tinha se reunido em exposição com outras mulheres. Para ela, o principal ponto está sendo a troca de experiências com as demais colegas, e a vitrine para seu negócio:
— Sempre tive minha rede de clientes, e depois comecei a vender pelas redes sociais. Então participar do evento está sendo muito enriquecedor, porque já troquei ideias com outras colegas, que me deram dicas até para baratear os meus custos. Além, é claro, da vitrine. Já aumentei o número de seguidores na internet, que serão com certeza potenciais clientes.
Entre os produtos, o carro-chefe são pesos de porta em formato de gatinhos. Também são comercializadas guirlandas, laços de bebê e lembrancinhas de eventos.
Na banca ao lado, a psicóloga e empreendedora Mari Angela Bertoglio expunha os artigos para pintura. No ramo desde 2010, iniciou a trajetória trabalhando com tricô e crochê, e hoje é especialista na confecção de brinquedos de pintar e lavar.
Entre os produtos, há almofadas, camisetas, copos e até calendários para as crianças colorirem com canetinhas. As opções vão desde o público de dois até 12 anos. Além dos produtos prontos, também é possível fazer encomendas de itens personalizados, a partir do Instagram @MariBrinquedosPedagogicos
— São brinquedos que despertam a criatividade e a imaginação, e estimulam a motricidade da criança. É um brinquedo sustentável e, mesmo que divulgue ele há muito tempo, ainda tem pessoas que não conhecem, por isso a importância de participar desses bazares, que nos proporcionam as trocas com colegas e a divulgação do nosso trabalho — relata Mari.