O domingo (19) reunirá música e solidariedade no Rito Espaço Coletivo, em Passo Fundo. O evento "Amigos da Arte Contra As Enchentes" reunirá mais de 10 atrações culturais para arrecadar donativos às pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em festa organizada em parceria com a Toca do Ratão.
A ideia, conforme o produtor da Toca, Guilherme Escobar Benck, surgiu de uma rede de solidariedade que se dedica a ajudar dois amigos atingidos pelas enchentes nas cidades de Canoas e Lajeado. Inicialmente, a ajuda foi arrecadada entre amigos músicos, que resolveram expandir para um evento aberto ao público.
— Primeiro surgiu uma vaquinha pra eles, mas depois criamos o evento para poder juntar todos os artistas que estavam mobilizados. Então teremos tanto amigos de artistas da Toca, quanto pessoal conhecido que também aceitou a ideia — diz Benck.
Um dos atingidos foi o músico Chico Fran, integrante do grupo gaúcho General BoniMores. Ele perdeu o carro e os instrumentos enquanto viajava de volta de uma temporada de shows no Paraná, Santa Catarina e na capital gaúcha Porto Alegre. Em 30 de abril, o carro que ele estava foi levado pela água enquanto ele tentava atravessar a RS-130, próxima a cidade de Arroio do Meio. Dentro estavam todas as roupas, objetos pessoais, eletrônicos e os instrumentos musicais.
— Estávamos próximos de uma ponte quando um morro desabou e trouxe muita água. Perdi o controle do carro, que foi arremessado contra uma grade. Foi tudo muito rápido, a água já tomava a janela do carro quando pulei e nadei até uma árvore, de onde fui socorrido. Tive que deixar tudo pra trás — relembra.
Após o socorro, moradores o levaram até Lajeado, onde Chico esperou a família ir buscá-lo. De lá, o trajeto até Passo Fundo, que duraria pouco mais de 200km, se transformou em 1,6 mil quilômetros feitos em rotas alternativas e estradas secundárias por causa dos bloqueios e estragos deixados pela chuva. O músico só chegou em casa no sábado seguinte, dia 4. Agora, ele tenta recuperar os instrumentos de trabalho com a ajuda dos amigos:
— Eu tinha tudo no carro porque estava voltando da viagem, então fiquei só com a vida mesmo. Essa iniciativa que acolhe a gente e esquenta o coração porque vemos que vale a pena levantar a bandeira do amor e da esperança. Num momento tão triste a gente se vê desiludido, e isso acaba nos amparando — resume Chico.
Amigos da Arte Contra As Enchentes
Além dos músicos, outras áreas como fotografia, tatuagem e empresários voltados à cultura também colocaram seus serviços à disposição para ajudar nas doações. Foram criadas três rifas no valor de R$ 10, com 15 prêmios a serem sorteados durante o evento.
Como forma de ingresso no evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis, agasalhos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal. Os itens serão doados às vítimas das enchentes no Estado, com destino ainda a ser definido. Parte do que for arrecadado no evento também deve ser destinado à causa.
- Quando: domingo (19), das 16h as 22h
- Onde: Rito Espaço Coletivo (Rua Aníbal Brilhar, número 900)
- Atrações: Ora Pro Nobis, Ricardo Pacheco, Giancarlo Camargo, Templô, Fozz, Blues Man Group, Mal Bolados, Vermelho Brasa + Raquel Arcanjo, Melisse Delavy e Banda, e intervenções teatrais com Grupo Ritornelo e Cia D'Eus