A organização do 37º Carijo da Canção Gaúcha anunciou nesta terça-feira (7) que o evento que aconteceria de 19 a 26 de maio em Palmeira das Missões foi adiado por causa da situação enfrentada pelos gaúchos com enchentes em diversas regiões do estado. Agora, o festival de música nativista será realizado de 23 a 30 de junho, no Parque de Exposições Telmo José Schardong.
O adiamento foi definido após ampla discussão da administração municipal e organização do evento com Câmara de Vereadores, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar. A nova data, entretanto, pode não ser definitiva, pois a situação dos eventos climáticos continuarão sendo monitorados, segundo a organização do evento.
O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, artistas e público, em conformidade com as medidas preventivas em relação à situação atual. O município de Palmeira das Missões decretou situação de emergência pelos estragos com as chuvas.
"A comissão organizadora agradece a compreensão de todos os envolvidos e reforça o compromisso em realizar um evento de qualidade, valorizando a cultura gaúcha e proporcionando momentos de integração e celebração", consta em nota enviada à imprensa.
Em 2024, mais de mil músicas foram inscritas no Festival e o trabalho dos avaliadores levou quase três dias. Os jurados Nilton Ferreira, Pirisca Grecco, Carlos Roberto Hahn, Matheus Lemos Gomes Thofehrn e Maria da Graça Barboza Martins já selecionaram 10 composições para a fase local e 18 para a fase geral, além das músicas do Carijo Instrumental. Confira a lista completa nesta reportagem.