O jovem Gabriel Alves, 21 anos, chama a atenção de quem passa pelo semáforo no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Uruguai, no centro de Passo Fundo. Ali, ele ganha a vida vendendo milho de um jeito diferente: cantando.
Alves, que também é conhecido como MC Gabrielpf, sonha em se tornar um famoso cantor de funk e mostra a sua arte enquanto vende os milhos no sinal — sua única forma de renda atualmente. Morador do bairro Planaltina e o terceiro entre quatro irmãos, ele conta que o amor pela música surgiu ainda na época da escola, quando tinha 14 anos.
— Eu estudava na Escola Monteiro Lobato. Um dia estava vendo meus amigos fazer rima e rap, mas eu não gosto muito do rap, sou mais do funk. Até que um dia meus amigos perguntaram por que eu não tentava fazer um funk. Aí cantei um pouco e eles falaram que eu tinha voz boa e que sabia rimar. Aí comecei a escrever funk — lembra ele, empolgado.
O prazer em cantar e fazer rimas é tão nítido que é possível ouvir Gabriel cantando das 8h30min às 18h30min, enquanto ele vende as espigas de milho verde nos sinais do centro da cidade. Segundo o jovem, o funk não serve só para atrair clientes: é algo que lhe escapa quando a criatividade bate à porta.
— No sinal, eu canto porque geralmente estou com muitas ideias na mente e não consigo segurar. Por isso eu começo a cantar para tentar fazer a música na hora, ali no sinal. Meu maior sonho é poder estourar no Brasil e para fora como MC, cantor de funk — contou o jovem.
Já participou de videoclipe
O funk que começou a ser cantado no sinal não demorou para ser percebido e produtores locais convidaram Gabriel para participar de um videoclipe. Em 20 de março, a gravação aconteceu com tudo que ele tem direito: em uma mansão da cidade e com diversos MCs locais.
— Nós fizemos tipo um summer, com várias músicas. Foi muito legal, eram somente MCs de Passo Fundo. Aliás, aqui tem bastante gente que faz funk, trap e rap. A gente se reúne e faz uma mistura com as músicas — contou.
Eu canto no sinal porque geralmente estou com muitas ideias na mente e não consigo segurar
GABRIEL ALVES
21 anos
O clipe ainda não tem data para o lançamento. Enquanto isso, Gabriel é convidado para ir a estúdios locais para gravar faixas autorais e gravar vídeos. E, até que o sonhado estrelato não acontece, ele segue cantando no sinal — sempre com a honestidade de quem rima no improviso.
"Fiquei muito tempo vendendo milho no sinal / juntando dinheiro pra fazer funk nacional / pra mudar de vida / ajudar minha família / pra bancar a patricinha que nunca me deu moral / trabalhando até na chuva / passando mó frio / até reclamava mas foi Deus que permitiu / pra formar o meu caráter / minha humildade / quando eu chegar lá em cima eu mostro quem sou de verdade", cantou ele (assista o vídeo acima).