Após uma semana de intensa atividade literária, encerrou-se neste final de semana a 35ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo, na região norte do RS. Realizada em um novo local, o espaço Roseli Doleski Pretto, localizado no centro da cidade, a feira reuniu dez livrarias e ofereceu uma programação cultural diversificada.
— Recebemos escritores convidados que abordaram uma ampla variedade de temas, apresentações emocionantes de contação de histórias, lançamentos de livros muito aguardados, bate-papos com autores, jogos interativos, atividades lúdicas relacionadas à literatura, apresentações teatrais, shows artísticos e tudo isso com foco na literatura— enfatizou a Secretária Municipal de Cultura, Miriê Tedesco.
De acordo com a secretária, o público superou as expectativas durante todos os dias do evento e nenhuma programação teve que ser alterada ou cancelada devido as chuvas que ocorreram ao longo da semana.
— Nossa 35ª Feira do Livro de Passo Fundo superou nossas expectativas. Mesmo enfrentando chuvas intensas durante três dias, a estrutura montada permitiu que tudo ocorresse sem intercorrências. O público surpreendeu positivamente em todos os dias.
Uma das novidades desta edição foi o local escolhido. A feira aconteceu no espaço Roseli Doleski Pretto, que abriga também a sede da Academia Passo-Fundense de Letras, além do Teatro Municipal Múcio de Castro, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o Instituto Histórico de Passo Fundo e a Arena Instituto Histórico. Isso possibilitou a realização de uma ampla programação.
— O sucesso deste evento se deve, em grande parte, à escolha do nosso centro histórico, o espaço Roseli Doleski Pretto, como local da feira. Muitas pessoas que nunca haviam visitado esse espaço ficaram encantadas com o que viram— disse a secretária.
Passaporte da Leitura
Com o objetivo de fomentar a formação de novos leitores, mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino receberam, este ano, o chamado "cheque livro" no valor de R$ 40 para gastar em livrarias parceiras.
— Uma das coisas que mais nos deixaram emocionadas foi o número de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que desfilaram pela feira com suas sacolinhas cheias de livros. Quase que 100% dos alunos estavam comprando livros pela primeira vez. Estamos muito realizados e motivados para começar a projetar a Feira do Livro 2024—destacou Miriê.
Homenageados
- A Feira do Livro deste ano teve como “Amigo da 35ª Feira do Livro”, o Sesc, devido a todo o seu envolvimento e incentivo à leitura em quase 70 anos presente em Passo Fundo.
- O “Educador Emérito da 35ª Feira do Livro” é o escritor Agostinho Both, que tem mais de 50 livros publicados, é secretário-geral da Academia Passo-fundense de Letras e já foi vice-reitor da Universidade de Passo Fundo
- O “Patrono da 35ª Feira do Livro”, foi escolhido o programa Passo Fundo Cidade Educadora e as ações voltadas à educação e cultura.
- Em setembro de 2022 a Feira do Livro foi tornada patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo, pela Lei 5.670/2023.
Feira do Livro 2024
Sem mencionar a data da 36º Feira do Livro que deverá acontecer em 2024, a secretária disse que os esforços estão concentrados em finalizar a programação deste ano.