Encerrou na madrugada deste domingo (22), mais uma edição do Canto Galponeiro e do Piazito Galponeiro. O festival de música tradicionalista realizado em Passo Fundo, no norte do Estado, contou com apresentações de poetas, músicos e intérpretes. A canção vencedora da categoria principal foi Antigos, com letra de Nenito Sarturi e música de Miguel Marques, Xuxo Nunes e Dionathan Farias.
— Antigos é uma mensagem universal para a valorização da velhice, da experiência que a vida dá. Ou seja, ao invés de ser uma coisa "chorosa" é um trabalho que valoriza e eleva a experiência que a maturidade traz. É muito gratificante essa premiação — conta Nenito Sarturi, que foi intérprete junto com Miguel Marques.
O festival teve mais de 630 músicas inscritas. Os pré-selecionados foram divididos entre etapas, sendo 14 músicas para a fase geral, de todo o país, e 10 na fase local.
O evento começou na noite de quinta-feira (19). As últimas apresentações aconteceram no sábado (21), com reapresentação das vencedoras do Piazito Galponeiro. Na sequência, subiram ao palco as finalistas do Canto Galponeiro. O evento encerrou na madrugada de domingo (22), com show de Adair de Freitas e premiação.
Premiados do 7º Canto Galponeiro
- 1º LUGAR: "Antigos", com letra de Nenito Sarturi
- 2º LUGAR: "A vida em quatro estações", com letra de Rodrigo Bauer
- 1º LUGAR: "A milonga e eu", com letra de Glauber Lemos Vieira
MÚSICA MAIS POPULAR
- "Tropa chimarrão", com letra de Bruno Hahn de Oliveira e Jair Rodrigues de Oliveira
MELHOR INTÉRPRETE
- Raineri Spohr
MELHOR GAITEIRO
- Gabriel Pellizzaro
MELHOR POESIA
- "A vida em quatro estações", com letra de Rodrigo Bauer
MELHOR INSTRUMENTISTA
- Guilherme Castilhos
MELHOR MELODIA
- "A milonga e eu", com letra de Glauber Lemos Vieira
MELHOR TEMA SOBRE PASSO FUNDO
- "Canto Saudoso", com letra e música de Leonardo Sarturi
2º PIAZITO GALPONEIRO
- 1º LUGAR MIRIM: Muriel Kirst
- 1º LUGAR JUVENIL: Natyelli Gonçalves