Nesta semana, a produtora passo-fundense Film Journée estreia no Canal Futura e no Globoplay a série documental “Inspira Fundo”, uma produção desenvolvida localmente e gravada em seis estados brasileiros.
Em 10 episódios, a série aborda soluções inteligentes para antigos problemas e mostra como a cultura influencia a tomada de decisões para desenvolver a economia em diferentes regiões do Brasil. A estreia do primeiro episódio será na quarta-feira (13).
O projeto “Educação para o Consumo: Suporte EAD”, da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi o que inspirou a produção. A iniciativa realizou vídeoaulas, entre outras ações, com o objetivo de fortalecer e qualificar o atendimento da mediação das relações de consumo pelo Balcão do Consumidor.
Dois episódios em Passo Fundo
A série exibe duas iniciativas de sustentabilidade e geração de renda realizadas em Passo Fundo. O primeiro projeto, com exibição prevista para 11 de outubro, trata de pequenos empreendimentos sustentáveis de cosméticos na cidade. O segundo aborda ecossistemas de reaproveitamento e reciclagem e deve ir ao ar em 18 de outubro.
Os outros oito episódios foram gravados em Salvador (BA), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), no quilombo Cachoeira Porteira (PA), Brumadinho (MG) e nas cidades gaúchas de Porto Alegre e Cachoeirinha.
A produção é financiada com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Canal Futura.
— Vamos mostrar, por meio dos protagonistas dos episódios, possibilidades de empreender sem degradar o meio ambiente, de forma sustentável e harmônica no que se refere a questão social e da natureza — disse o diretor de Fotografia da Film Journée, Leonardo Gobbi.
— Tivemos a oportunidade de conhecer culturas e histórias distintas por meio da narrativa de diferentes indivíduos que nos mostraram modos de empreender e de conciliar a sustentabilidade em seu negócio — completou Carlos Teston, diretor de cena da Film Journée.
Segundo o professor e coordenador do Balcão do Consumidor da UPF, Liton Pilau Sobrinho, a parceria foi possível por meio da Pós-graduação em Direito da UPF e da Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí.
— É uma experiência muito marcante, porque a missão das universidades segue o sentido do educar. E essas histórias retratam a realidade da cultura brasileira, dos diversos estados, onde há cada vez mais a necessidade de possibilitar a inclusão de pessoas que, grande parte das vezes, estão excluídas — comentou.
Quando vão ao ar os episódios de “Inspira Fundo”
A exibição dos episódios será no Canal Futura, às 21h30min. Depois, também entra no acervo da plataforma de streaming Globoplay.
13/09: Música Transformadora
Gravado em Salvador (BA), o episódio mostra a falta de perspectiva e oportunidades para jovens da periferia. Agora, algumas iniciativas tentam mudar essa realidade com as artes, incentivando talentos e desenvolvendo carreiras.
20/09: Artesanato
Em Teresina (PI), o artesanato é fonte de renda para milhões de famílias, mas a dificuldade de acesso a maiores mercados e preconceitos limitam o alcance dessa cultura. Por isso, algumas mulheres estão se unindo para lutar pelo seu espaço e reverter essa realidade.
21/09: Extrativismo Florestal
No quilombo Cachoeira Porteira (PA), a extração de produtos das florestas, como castanhas, geram riqueza de maneira sustentável e promovem a cultura brasileira. Infelizmente, essa atividade está ameaçada por desmatamento e outras práticas que agridem o meio ambiente.
04/10: Brinquedos Antirracistas
Episódio gravado em Salvador mostra como empresas estão criando brinquedos antirracistas, aliados a oficinas e cursos, para lutar por uma mudança social.
11/10: Cosméticos Artesanais
Gravado em Passo Fundo, o episódio mostra como a indústria de cosméticos causa grandes impactos no meio ambiente e na saúde. A necessidade de criar produtos menos agressivos incentivou o surgimento de pequenos empreendimentos, que trabalham de maneira sustentável, sem causar danos ao consumidor.
18/10: Economia Circular
Também de Passo Fundo, produção mostra como empresas e entidades estão criando ecossistemas de reaproveitamento e reciclagem, para otimizar processos de fabricação, utilizando insumos mais duráveis, através da economia circular.
25/10: Feiras Orgânicas
Em Porto Alegre, a agricultura familiar oferece uma alternativa, com produtos e feiras orgânicas, que incentivam a economia local e promovem o bem estar dos brasileiros.
01/11: Bioconstrução
A indústria de construção gera toneladas de resíduos que poluem o ar e os rios. Mas, em Brumadinho (MG), existe uma onda de bioconstruções, com materiais e técnicas sustentáveis, tentando mudar essa realidade no Brasil.
08/11: Logística Reversa
Em Cachoeirinha (RS), iniciativas conectam empresas com associações para dar uma nova vida útil para uniformes, banners e outros resíduos não recicláveis.
15/11: Inclusão
A entrada no mercado de trabalho para imigrantes e refugiados enfrenta barreiras, como idioma e preconceito, é muito difícil. No Rio de Janeiro (RJ), iniciativas lutam para qualificar essas pessoas e criar uma ponte em direção às empresas