A vida escolar é, ao mesmo tempo, um período dedicado a desenvolver conhecimentos técnicos, científicos e saberes da vida. Quando se aproximam os anos finais da educação básica, novos desafios surgem no horizonte dos adolescentes – especialmente o vestibular, cuja escolha pode pautar o resto da vida desses estudantes. Fazer parte de uma instituição que alia um projeto pedagógico com a academia e o mercado de trabalho, complementado com valores sólidos, pode fazer toda a diferença.
É nesse contexto que o Colégio Marista Conceição trabalha para preparar os estudantes de forma integral. Alicerçada em conceitos e valores de uma rede bicentenária, a equipe desenha um projeto ajustado às demandas de sua comunidade, de acordo com levantamentos que apontam os anseios dos jovens de Passo Fundo e região.
A estrutura conta com laboratórios de diversas áreas, como biologia, química, matemática, física, espaço maker e tecnologias. Além disso, cursos complementares, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e projetos de internacionalização oferecem novas vivências e preparam os estudantes para o futuro.
Segundo o coordenador pedagógico dos Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Marista Conceição, Rafael Bisinella, o resultado é uma experiência intensa de aprendizagem. A instituição conta com 1,2 mil estudantes e completou 95 anos em 2024 – com uma proposta que olha para o futuro sem abandonar os valores que carrega consigo ao longo da história.
– Nosso objetivo é formar a integralidade de um estudante, para que ele consiga entender as áreas do conhecimento e colocá-las em prática. Temos a bagagem de conhecimento que vem da Formação Geral Básica, e uma carga horária dedicada a desenvolver núcleos de aprofundamento, que são os trabalhos interdisciplinares, com foco na parte prática – explica.
Em entrevista, ele conta sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas com os estudantes da instituição e traz dados que ilustram o resultado desse trabalho. Confira:
O que pauta a construção do projeto pedagógico do Ensino Médio do Colégio Marista Conceição?
A nossa proposta pedagógica é muito alinhada com as matrizes maristas de educação. Então, vem de uma espinha dorsal da rede, tendo os valores e a essência marista, mas fazemos uma adaptação dentro da estrutura curricular para o nosso perfil de estudantes. Para isso, consideramos principalmente nosso quadro de educadores, que é um dos grandes diferenciais, além de toda a estrutura e suporte marista. Os educadores conseguem dar um desenho muito bonito de capacitação docente, com excelentes resultados acadêmicos.
O que caracteriza essa essência marista que permeia o projeto?
Quando a gente tem a experiência de estar em um ambiente marista e conhecer um pouco da história do nosso fundador, São Marcelino Champagnat, começa a entender esse pertencimento. É uma escola com princípios católicos, mas que trabalha todas as religiões no percurso que o estudante faz.
Temos o olhar do cuidado com o outro, mas principalmente em estar em um ambiente que respeita a diversidade. Desenvolvemos olhares como o respeito com o colega, os limites e respeito, assim como em dar voz a cada um, mas também em saber ouvir e respeitar as diferenças.
Entre alguns dos princípios desenvolvidos na nossa escola estão a humildade, a caridade, o olhar para o voluntariado e a ajuda ao próximo. São valores que estão sempre reverberando nos corredores, nas salas, em todo o espaço marista. Os educadores trabalham muito com o exemplo do que são e demonstram em suas vidas. Prezamos muito por profissionais que tenham um histórico com o cuidado de si e dos outros, integralmente.
Como é desenhado o projeto pedagógico?
Fazemos uma leitura do perfil do nosso estudante e aplicamos isso, especialmente dentro dos itinerários formativos do Ensino Médio, para entregar de uma forma específica que eles gostem. Este ano, por exemplo, dentre outras ofertas, lançamos um itinerário para o terceiro ano do ensino médio que envolve gastronomia, empreendedorismo e nutrição. Ele foi pensado a partir de uma pesquisa feita junto aos próprios estudantes, ainda no ano passado, quando estavam no segundo ano.
Um laboratório de nutrição aliada a uma cozinha experimental foi montado para essa atividade. Nesse espaço de aprendizagem eles conseguem estudar todas as formas de preparo de alimentos, contemplando conhecimentos de química, biologia, física, matemática e outros componentes curriculares.
Outra oferta de itinerário foi a que envolve investigações dentro das análises forenses, onde os estudantes estudam desde a adulteração de alimentos ou medicamentos, até aspectos da ciência criminal e investigativa laboratorial. Assim, aspectos que chamam a atenção dos estudantes, são trazidas para despertar, cada vez mais, o interesse deles.
Que outras atividades integram o currículo do Colégio Marista Conceição?
O Colégio desenvolve habilidades e competências dentro da iniciação científica, através da oratória e construção de projetos de pesquisa, culminando em uma grande Mostra Científica ao final do semestre. Assim como, trabalhos entre as diversas áreas do conhecimento, de maneira inter e transdisciplinar, dentro das Sequências Didáticas. O Marista Conceição sempre foi muito forte dentro do esporte, com participação não apenas nas olimpíadas maristas, que tem etapas regionais e nacionais, mas também em outras competições pelo país. Temos também uma gincana, que engaja os estudantes e faz com que desenvolvam habilidades de trabalhar em grupo, partilhas, compartilhar responsabilidades e cumprir tarefas, além da preocupação com a parte social junto a entidades.
Em parceria com a PUCRS, oferecemos cursos online de disciplinas que são montadas por professores da graduação da universidade, mas focadas no Ensino Médio. São duas horas por semana, em uma plataforma que o estudante acessa de casa, tendo monitoramento e suporte constantes da nossa equipe. É uma forma de eles entenderem como funciona esse mecanismo do ensino a distância, porém temos toda mediação e controle permanente de quando o estudante faz seus acessos, assim como as entregas das atividades que são exigidas a cada bloco de aulas. Além dessa parceria, todos os concluintes do colégio têm benefícios no vestibular e em cursos de graduação da PUCRS.
O acompanhamento dos profissionais do colégio dá segurança para os estudantes?
O monitoramento constante sobre o desempenho acadêmico e o diálogo aberto com as famílias, junto às coordenações, direção e regências, informando sobre os processos e particularidades, aumentam os laços de confiança junto a escola e proposta pedagógica. Essa é uma das grandes marcas do nosso trabalho.
Por isso, muitos dos estudantes estão conosco desde a Educação Infantil até o terceiro ano do Ensino Médio. É confiança na proposta que tem uma entrega pedagógica e acadêmica muito forte. Além da capacidade profissional docente, temos nosso material didático que é produzido pela editora marista FTD, especialmente para a rede – onde um dos braços da FTD é exclusivo e dedicado às escolas Maristas, trazendo os conteúdos necessários da FGB, BNCC e matrizes maristas.
Além da trilha voltada para nutrição, que outras tendências aparecem na vida dos estudantes?
Sem dúvida a criação de startups, dentro do empreendedorismo. Já tivemos uma proposta que estimulava o estudante a se apropriar dos processos fermentativos e, ao final, teria de desenvolver uma startup dentro dessa temática, envolvendo gestão comercial, financeira, marketing... e foi um grande sucesso na escola.
Na trilha de itinerário desse ano, neste segundo semestre, também, eles vão desenvolver uma identidade visual de cardápio, com pratos diversificados, e gestão de restaurante. Diversas habilidades de conhecimentos, como a questão nutricional, o balanço de calorias, oferta de opções vegetarianas e veganas – tudo isso o estudante, dentro do currículo teórico, vai desenvolvendo.
Eles aprendem dentro de experiências oportunizadas pelo colégio onde, por exemplo, profissionais renomados do mercado da gastronomia foram convidados a experenciar suas vivências – inclusive uma chef com experiência internacional. Gastronomia é um aspecto relevante da economia de Passo Fundo e isso se reflete na nossa atividade. O mesmo acontece com a área da saúde, da qual somos um polo na região norte do Estado. Dentro dos itinerários oferecidos no Ensino Médio, as ciências da saúde e da vida aparecem em vários momentos.
Qual o resultado dessas experiências?
O aproveitamento dos nossos estudantes finalistas excepcional. Desde o segundo ano do Ensino Médio, diversos alunos são aprovados em Medicina e outros cursos de grande procura e seleção. Todos os estudantes finalistas conseguem alcançar seus objetivos na área que escolhem.
Outro reflexo é na internacionalização. A partir dos anos finais do Ensino Fundamental, estimulamos os estudantes para que olhem para o mundo. Hoje, eles podem concluir o Ensino Médio com dupla certificação: nosso ensino formal brasileiro e a high school, com reconhecimento internacional. Isso abre portas no mercado e na academia do Exterior.
Já temos estudantes dando sequência nos estudos fora do Brasil, graças a essa preparação. Eles desenvolvem habilidades não apenas com a língua inglesa, mas também em outros aspectos muito valorizados lá fora, como voluntariado, liderança e clubes de ciência que temos na escola, levando sempre consigo todos os valores e a proposta diferenciada Marista para sua vida integral.