Foi na propriedade do produtor José Luiz Mendes de Almeida, no interior de Ibirapuitã, no norte gaúcho, que uma ovelha deu à luz a quatro cordeiros de uma só vez. O fato inusitado aconteceu na última quarta-feira (6), com um animal da raça Texel.
Há mais de 10 anos criando ovelhas, essa é a primeira vez que José registra o nascimento de quadrigêmeos no rebanho da propriedade. A ovelha de seis anos já realizou seis partos, porém nenhum com essa quantidade de cordeiros.
— Já aconteceu de nascer três juntos, mas quatro nunca. Foi uma grande surpresa. Eu trouxe ela para um potreiro mais perto aqui da casa para cuidarmos. A barriga dela começou a crescer e tinha dificuldade de pastar, parecia até que estava doente. Na quarta-feira, ao amanhecer, vi que eles tinham nascido — lembra.
O produtor afirma que, pela raridade, a ovelha não tem leite suficiente para alimentar os quatro filhotes e que teve de apelar para o leite das vacas que também cria na propriedade.
— Estamos cuidando dela e dos quatro cordeiros também, mas estão todos bem, graças a Deus — disse.
A cruza da ovelha com um carneiro da raça Dorper deu origem a duas fêmeas e dois machos.
Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Carlos Ferrugem Moraes, o mais comum nos ovinos são partos duplos, que ocorrem em torno de 20% das ovelhas.
— Existem alguns genes que determinam maior fecundidade. Nesses casos, podem ser constatados até quíntuplos em percentuais excessivos. Esse é o caso de rebanhos com os genes denominados de Booroola, Vacaria e Embrapa — explica.
No caso do produtor José, nenhum dos genes citados pelo pesquisador foram inseridos no rebanho, o que o caracteriza como um feito raro.