Por Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre
Um roceiro que chega à Capital para estudar, trabalhar e “vencer na vida”. É a história de milhões de brasileiros, e é também a minha. Há 46 anos vim da distante Piracanjuba (GO). Morei em uma pensão, trabalhei em lancheria e no comércio para concluir a escola e pagar a faculdade. Tornei-me advogado e formei minha família. Mas essa conversa não é sobre mim. É sobre a cidade que é palco da minha trajetória e de mais de 1,4 milhão de habitantes.
Em 2020, 370.550 eleitores confiaram na nossa proposta de devolver Porto Alegre aos seus cidadãos e entregar um lugar melhor onde se viver. Desde então trabalhamos para recuperar uma comunidade ainda no auge da pandemia, retomando atividades com responsabilidade e vacina no braço. Demos boas-vindas ao diálogo, às parcerias, aos cuidados com a cidade e à liberdade econômica como marcas de uma gestão disposta a ouvir e agir coletivamente.
Trabalharemos muito pelos que votaram em nós, por quem votou em outros projetos e por quem não votou
Três anos depois, a resiliência da nossa gente foi testada diante da maior catástrofe climática do país. O momento mais desafiador nos uniu ainda mais, expôs fragilidades históricas de infraestrutura e exigiu firmeza na tomada de decisões, no enfrentamento emergencial que salvou milhares de vidas e no plano de reconstrução.
Estamos prestes a iniciar uma nova jornada, escolhidos por 406.467 porto-alegrenses que apostaram na capacidade de seguirmos liderando a superação e fazermos a cidade ainda mais forte. Trabalharemos muito pelos que votaram em nós, por quem votou em outros projetos e por quem não votou. A capital de todos os gaúchos tem problemas reais e potência proporcional de ser cada vez mais solidária, inovadora e desenvolvida.
Contem com um prefeito que vai acordar mais cedo e dormir mais tarde para recuperar o sistema de proteção contra as cheias, executar os financiamentos internacionais e nacionais de transformação estrutural e social, estabelecer uma aliança pela educação e elevar o patamar da saúde. Uma segunda gestão, um novo governo pronto para enfrentar desafios e o mesmo compromisso com Porto Alegre.