Por Fábio Bernardi, sócio-diretor da HOC
Sim, é isso mesmo: você não sabe nada. Ninguém sabe. As verdades prontas são prontas, mas não são mais verdades. E é por isso que, nos tempos atuais, eu fico cheio de dúvidas quando encontro alguém cheio de certezas. Como disse o visionário Augusto Comte e seu positivismo no século 19: tudo é relativo e isso é a única coisa absoluta.
Como assim você tem certeza de que ninguém mais assiste à TV? A Globo acaba de comprar a Eletromídia e você vai assistir à TV até nas paradas de ônibus. Como assim você tem certeza de que a gurizada não gosta de ler livros? O TikTok, buscador preferido da geração Z e o aplicativo mais usado pela gurizada vai imprimir livros. Sim, im-pri-mir. A hashtag #BookTok já tem 215 bilhões de visualizações e as vendas de livros com ela cresceram 23% em 2024. A influência do aplicativo é tão grande que livrarias e sites já criaram seções inteiras dedicadas aos livros do TikTok. É tanta procura que o TikTok acaba de lançar a editora “8th Note Press” e agora vai imprimir os livros.
Como disse o visionário Augusto Comte e seu positivismo no século 19: tudo é relativo e isso é a única coisa absoluta
E como assim você tem certeza de que as revistas vão acabar? O mercado impresso de revistas só cresce e neste ano 70 novas publicações impressas foram lançadas nos Estados Unidos. Para muitos leitores, folhear uma revista é uma experiência e uma pausa revigorantes em meio ao frenético consumo digital.
O “retorno das revistas” acompanha o fenômeno da economia da nostalgia, que também impulsiona as vendas de câmeras digitais e discos de vinil, especialmente entre os jovens. E como assim você tem certeza de que as máquinas não vão substituir o humano? Uma empresa chamada Icon faz casas com inteligência artificial e impressão 3D nos arredores de Austin em apenas 24 horas. As casas são lindas, 100% habitáveis, têm preços acessíveis e não envolvem humanos nem materiais físicos na construção.
Eu poderia passar o dia inteiro dando exemplos como estes. Porque a pergunta certa é: “como assim você tem certeza de que tem certeza”? Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil, matou a charada: no mundo de hoje, se você está entendendo é porque não está prestando atenção.