Por Thiago Braga, dirigente nacional do Grupo Movimento PT
Temos orgulho em sermos o partido do atual presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva é um líder respeitado em todo o mundo. Dos 497 municípios gaúchos, o PT elegeu 20 prefeituras. Temos de comemorar a vitória em cidades como Pelotas, Rio Grande, Bagé e São Lourenço do Sul. Mas há algo a mais que devemos celebrar e refletir: a disposição de setores e siglas de centro em apoiar o nosso projeto.
É preciso abrir a conversa com os trabalhadores uberizados e com os empreendedores
Quando o governador Eduardo Leite anunciou apoio para o prefeito eleito Fernando Marroni, em Pelotas, marcamos um passo importante para a democracia. Isso revela que líderes do PSDB estão dispostos a construir projetos em comum e contra projetos que se aproximam da extrema direita.
Veja bem, leitor, as siglas de centro já estão no governo. O MDB comanda os ministérios das Cidades e de Transportes, com Jader Filho e Renan Filho. O PSD, que mais elegeu prefeitos no Brasil, comanda as pastas de Agricultura, com Carlos Fávaro, e Minas e Energia, com Alexandre Silveira. O PP tem o Esporte, com André Fufuca. O PDT tem Carlos Lupi na Previdência. O PSB tem o vice-presidente Geraldo Alckimin e outros ministérios. O Republicanos comanda Portos e Aeroportos, com Silvio Costa. Ou seja, boa parte do centro já está com o governo e nega o projeto bolsonarista que falhou no Brasil.
O próximo passo também é refletir sobre quem são os trabalhadores atuais que o PT vai defender e por quem vai lutar. O PT precisa entender que o Brasil mudou. E nossas relações precisam de transformação. Com mais de quatro décadas de experiência e formação de lideranças, o PT tem condições de enfrentar esses desafios de atualização das suas pautas, tendo o centro como foco. Temos capacidade de diálogo com outras forças, com a indústria, com a agricultura e outros setores. É preciso abrir a conversa com os trabalhadores uberizados e com os empreendedores, sem abandonar quem esteve conosco, mas ampliando o nosso espaço.