Por Carlos Geraldo Santana, diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
A Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada este ano pelo governo federal, destina R$ 342 bilhões em apoio aos parques fabris e encaminha o país a um necessário e notório processo de reindustrialização, combatendo a desindustrialização que marcou a década de 90 e se agravou nos últimos 10 anos no país. Este programa se revela vital por sua capacidade de multiplicar riquezas, sendo capaz de estimular anúncios de investimentos de diversos setores que já somam mais de meio trilhão de reais.
Em meio aos bons ventos que sopram no setor, nós, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), não somos indiferentes a um front de primeira ordem desse processo de reconstrução: o reerguimento da indústria gaúcha.
Acabamos de lançar, em São Leopoldo (RS), a nova modalidade do MetaIndústria, programa da ABDI que integra inteligência artificial (IA) e linhas de produção a ambientes de realidade virtual e aumentada
Braço atuante da NIB, a ABDI foi rápida ao destinar, em julho, R$ 9,4 milhões para a recuperação do maquinário de 200 pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes, em parceria com o Senai e a Fiergs. Parte integrante do Recupera RS, nosso apoio, no entanto, não se encerra aí.
Para nós, a oportunidade de reerguimento da indústria gaúcha deve passar, também, pela transformação digital.
Nesse sentido, acabamos de lançar, em São Leopoldo (RS), a nova modalidade do MetaIndústria, programa da ABDI que integra inteligência artificial (IA) e linhas de produção a ambientes de realidade virtual e aumentada.
Concebido inicialmente para qualificar médias e grandes empresas em tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0, o MetaIndústria passa, agora, a atender pequenas indústrias.
O lançamento teve como público especial os empresários beneficiados pelo Recupera RS. A eles, apresentamos o potencial das trilhas de capacitação, que combinam mecanismos como IA, cloud computing e robótica, oferecidas no laboratório do MetaIndústria na Tecnosinos, em São Leopoldo.
Reafirmamos o compromisso da ABDI com a recuperação do RS. Industrial gaúcho, conte com o MetaIndústria para alcançar a competitividade e produtividade da Indústria 4.0.