Por José Reinaldo Ritter, presidente do SHPOA, e Paulo Geremia, presidente do Sindha
Neste 9 de novembro, Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro, celebramos a força do setor de hospitalidade, que se uniu e se reinventou em meio a adversidades. Como representantes do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) e do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), testemunhamos de perto a resiliência de Porto Alegre na recuperação do turismo, especialmente após a enchente, que atingiu profundamente a Capital e a Região Metropolitana, mas alcançou todo o Estado.
Como Sindha e SHPOA, trabalhamos intensamente ao lado de empresários e profissionais, promovendo condições para a continuidade e o crescimento dos negócios
A volta do aeroporto Salgado Filho foi um marco, devolvendo à cidade seu papel estratégico como porta de entrada para o Estado. A retomada de voos trouxe a vitalidade de hotéis e restaurantes, que empregam milhares de gaúchos e sustentam a economia local. Cada reabertura representa o esforço de uma cadeia produtiva que se fortalece a cada dia e contribui para o desenvolvimento da região.
Como Sindha e SHPOA, trabalhamos intensamente ao lado de empresários e profissionais, promovendo condições para a continuidade e o crescimento dos negócios. A união do setor tem dado frutos, e hoje nos destacamos pela qualidade no atendimento e pela inovação, fatores que atraem investimentos e fortalecem o turismo.
Nessa semana, três eventos de grande relevância consolidaram a retomada do setor e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável do turismo: o Festuris, em Gramado; o Encontro de Representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), realizado no Vale dos Vinhedos; e a volta do Cais Embarcadero. Todos representantes do protagonismo do Rio Grande do Sul na hospitalidade. Precisamos seguir, implementando políticas públicas, com governos e entidades atuando lado a lado na promoção do Estado.
Neste dia de homenagens, celebramos a recuperação e o espírito de superação. Com o apoio contínuo de Sindha e SHPOA, Porto Alegre e o Rio Grande do Sul estão prontos para um futuro de crescimento e transformação, com o turismo como um dos grandes motores de desenvolvimento econômico e social da nossa região.