Por Fabiana Guichard de Abreu, biomédica e professora de Biomedicina da Fadergs
O tempo é um aliado precioso em diagnósticos, e o avanço tecnológico, especialmente na área de bioinformática, vem transformando os cuidados com a saúde, com mais agilidade e novas descobertas em pesquisas. No campo da biomedicina, a integração entre conhecimentos biológicos e uso estratégico da tecnologia tem permitido diagnósticos mais rápidos e precisos, impactando diretamente as vidas dos pacientes. A inteligência artificial (IA), com sua imensa capacidade de processamento e análise de dados, tem oferecido aos profissionais da saúde ferramentas poderosas para identificar padrões de doenças que antes eram invisíveis, revelando, por exemplo, predisposições genéticas ou sinais precoces de problemas de saúde.
A biomedicina é o elo entre o saber científico e a inovação tecnológica
A mesma tecnologia que torna os diagnósticos mais rápidos também abre portas para novos tratamentos, como terapias personalizadas, ajustadas ao perfil genético de cada paciente. Avanços que antes pareciam distantes se tornam reais e eficientes. Mas sempre por meio de profissionais qualificados nos processos, a exemplo dos biomédicos. A biomedicina é o elo entre o saber científico e a inovação tecnológica. Não basta que a tecnologia exista; é necessário que seja compreendida, interpretada e aplicada com sabedoria.
E esse processo exige mais do que conhecimento técnico. É a formação contínua que prepara o biomédico para esses desafios. Na formação superior, disciplinas focadas em tecnologias emergentes, como a bioinformática e o uso de IA na saúde, instigam os futuros biomédicos a se especializarem nessas áreas, ampliando as possibilidades de atuação profissional e o impacto positivo que podem gerar na saúde pública.
Que a semana em que é celebrado o Dia Nacional do Biomédico seja de celebração e um convite à reflexão sobre o papel fundamental dessa profissão na construção de um sistema de saúde mais rápido, mais preciso, mais acessível e, acima de tudo, mais humano. A verdadeira inovação está em ser um profissional qualificado na utilização da tecnologia como meio para promoção do que há de mais valioso: a vida.