Por Juliano Brenner Hennemann, sócio-diretor da SPR, professor no MBA da ESPM e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do RS (Sinapro-RS)
Quando se trata de alcançar objetivos, como entrar em forma, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical, o segredo do sucesso é a persistência. Não basta apenas começar com entusiasmo: inscrever-se na academia, matricular-se em um curso ou comprar o violão. Nada disso irá te levar muito longe se não houver continuidade.
Marcas de sucesso demandam investimento constante e atenção regular daqueles que estão à frente das decisões
Um dos grandes defensores da consistência é o autor Simon Sinek. E ele fala do que é necessário para mantermos um sorriso saudável. Menciona que ir ao dentista duas vezes ao ano não vai adiantar nada. É preciso escovar os dentes todos dias, pelo menos duas vezes ao dia, por dois minutos. Só com esse comprometimento diário teremos belos dentes. E é exatamente isso que as marcas precisam entender. Marcas de sucesso demandam investimento constante e atenção regular daqueles que estão à frente das decisões. Pense na Disney sem Walt, na Apple sem Steve e na Amazon sem Jeff. Elas não seriam o que são hoje.
Para que sua marca se destaque, ela precisa de comprometimento, tempo e recursos. Sim, investimento também. No Brasil, as marcas bem estabelecidas costumam investir cerca de 3,5% da receita em comunicação e marketing. Esse valor pode variar um pouco, o essencial é manter investimento constante, planejado e que não pese no bolso. São esses 3,5% que impulsionam os outros 100% do negócio rumo ao sucesso.
Marcas fortes potencializam as vendas dos produtos ou serviços e garantem uma margem de lucro maior. Elas também são o principal escudo protetor contra futuras crises. E como elas se tornam fortes? Recebendo cuidados diários e atenção recorrente daqueles que têm o poder de decisão na empresa.
Vale lembrar que não adianta querer vender para quem não conhece sua marca. É impossível. Depois, não adianta aparecer com aquela barriga saliente que tanto atrapalha o visual e a saúde, ou querer se desfazer daquele violão que ninguém mais quer ficar. E o mais surpreendente é que tudo isso parece tão óbvio que, provavelmente, você já sabia.