Por Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
O resultado de imersão de ideias, perspectivas e, por que não dizer, de esperança foi consolidado em um projeto que recebeu o nome de Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul. Hoje é apresentado para toda a sociedade gaúcha o plano que carrega já no nome os seus três principais pilares e materializa de forma organizada e estratégica tudo que um dia desejamos ter para o nosso Estado: potência, competitividade e empreendedorismo. Esse é um plano de Estado, que liga o passado, o presente e o futuro.
Um guia e um legado para que todos os governantes e a sociedade civil organizada, movidos pelo desejo de fazer o nosso Estado prosperar, se utilizem do seu escopo para alicerçar suas ações em prol de um RS que atinja seu máximo potencial de crescimento.
Todos nós, orientados pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Gabriel Souza, deixamos a nossa marca nessa entrega
Esse projeto já deveria estar em curso. Porém, teve seu cronograma alterado devido à catástrofe climática que assolou o nosso Estado em abril e maio deste ano. Nesse momento, nasceu o Plano Rio Grande, um programa de reconstrução que redirecionou o foco e a energia para atender a todas as demandas exigidas pela gravidade do pior evento climático da nossa história.
Esse processo de trabalho teve seis meses de construção, envolvendo mais de 500 mentes dos setores privado e público. Com o apoio da consultoria Mckinsey e de equipe técnica de governo, diferentes etapas foram organizadas para coletar, interpretar e ordenar informações que serviram de subsídio para estratégias e ações.
Neste trabalho, também está a Agência de Desenvolvimento, a Invest RS, um sonho antigo que se torna realidade e traz mais proatividade na atração de investimentos e na abertura de mercados.
Todos nós, orientados pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador Gabriel Souza, deixamos a nossa marca nessa entrega. Com confiança, cooperação e equilíbrio, vamos tornar o nosso Estado mais moderno e eficiente, um local de acolhimento ao empreendedor. Nosso passado é a nossa referência, mas é o futuro que nos move a ser um Estado cada vez melhor.