Por Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira
A Semana Caldeira sempre foi um momento de celebração para o Instituto Caldeira, e a edição de 2024 teve um significado ainda maior: além de reinaugurar o primeiro andar do hub, estreamos o novo espaço físico do Campus Caldeira, lançamos o novo programa educacional para alunos da rede pública, o Futuros Possíveis — Summer Job, e também a disciplina de eletivas em ecossistemas de inovação para alunos de escolas privadas.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do RS, com a Embaixada Americana e o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, o Futuros Possíveis — Summer Job é inspirado em um programa de Nova York que capacita e emprega 100 mil jovens por ano. Os cem jovens selecionados para a primeira edição terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas, praticar o inglês e também participar de uma vivência de trabalho real em empresas da Comunidade Caldeira.
Na edição (do Geração Caldeira) deste ano, temos o orgulho de contar com alunos vindos de outros Estados, que se mudaram para Porto Alegre para participar
Outro lançamento que anunciamos são as disciplinas eletivas para escolas privadas, algo inédito para o Caldeira: decidimos ampliar nosso alcance para atender a uma demanda que surgiu das próprias instituições. Cinco escolas vão participar da primeira edição, proporcionando aos alunos uma vivência de conexão com a realidade do mercado de inovação.
Esses programas se somam ao Geração Caldeira, que chega à terceira edição consolidado como o principal case de sucesso do Campus. Na edição deste ano, temos o orgulho de contar com alunos vindos de outros Estados, que se mudaram para Porto Alegre para participar. Ver esses jovens ingressando no mercado de trabalho local é uma confirmação de que estamos no caminho certo para consolidar o Rio Grande do Sul como um polo de talentos.
A Semana Caldeira é o momento em que celebramos conquistas e traçamos novas rotas para o futuro. E, neste ano, fazemos isso com uma visão clara do impacto que queremos causar, acreditando que a educação é, e sempre será, a chave para a transformação social e econômica que almejamos.