Por Daiane Grassi, pedagoga, mestre em educação, doutora em design e escritora
Ao longo dos meus 20 anos trabalhando com educação e desenvolvimento de pessoas, não raras foram as vezes em que escutei as expressões: “fulano sabe muito, mas não tem didática”, “já sicrano parece ter nascido para ensinar”.
É inegável que existem algumas pessoas com aptidões para transmitir informações de formas objetivas e empáticas. No entanto, restringir esta habilidade apenas a um grupo seleto de abençoados é tirar a oportunidade de que qualquer pessoa que precise (ou simplesmente queira) ensinar algo a alguém assim o possa fazer.
As pessoas aprendem a partir daquilo que já sabem, ou seja, fazendo associações dos seus conhecimentos prévios com aquilo que desejam aprender. Eu, por exemplo, a primeira vez que tomei suco de taperebá em Manaus, achei parecido com o suco de butiá aqui do Sul. Na hora pensei: suco de butiá? Daí me falaram: não, de taperebá. Logo aprendi a diferença entre os dois e criei um novo conceito “o suco da fruta taperebá”. E é assim que acontece com as crianças, mas com gente grande também.
As pessoas aprendem a partir daquilo que já sabem, ou seja, fazendo associações dos seus conhecimentos prévios com aquilo que desejam aprender
Sabendo disso, ensino-aprendizagem não é só “chegar chegando”, exige método, preparo, técnicas, habilidades e competências. A cada dia que passa, novas formas e recursos são utilizados para criar situações de aprendizagem aos aprendizes. Todavia, vejo muitas práticas sendo realizadas de forma desassociada de reais objetivos de aprendizagem “quero que o aluno crie – mas ofereço atividades de memorização”. Uma coisa não casa com a outra, entende?
Com isso, ao longo do meu doutorado em design, me detive em criar um instrumento capaz de ajudar qualquer pessoa a elaborar uma jornada de aprendizagem significativa, de um jeito simples, considerando objetivos e, principalmente, as evidências de aprendizagem. O instrumento foi detalhado em um livro que traz o título Didática É para Todos, no qual reúno muito do que aprendi ao longo da minha trajetória profissional até o momento sobre ensinar e aprender.