Por Márcio Spagnolo, CEO Profissionais SA e investidor de startups
Recentemente, inúmeras foram as matérias que refletiram sobre as demissões em massa nas big techs. Isso porque algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo demitiram mais de 150 mil trabalhadores nos últimos meses, de acordo com reportagem divulgada pela Forbes. E embora o foco central das especulações sejam os motivos que levaram as empresas a essa decisão, cabe aqui um olhar para dois dos principais reflexos dessa crise: os talentos e a mão de obra superqualificada que retornam para o mercado de trabalho e o crescimento mais sustentável das startups, acompanhado de um mindset orientado pela inteligência de dados e pela tecnologia.
Sempre terão espaço as boas ideias, as soluções de tecnologia que possam solucionar as principais dores do mercado e da sociedade
Sobre os profissionais qualificados disponíveis no mercado, talvez tenhamos algumas mudanças na forma como os mesmos irão se conectar novamente com as empresas. Isso reforça a mudança nos formatos de trabalho (presencial para híbrido), no tempo de permanência (médio e longo prazo) e nas contratações (celetista para PJ), que vem se estabelecendo há algum tempo e que talvez tenha sido impulsionada pelo cenário atual. Esse é um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as startups, que estão em franco crescimento, avaliarem o seu potencial de atração desses talentos.
O outro ponto de reflexão é o impacto do comportamento de investimento que os principais fundos vêm ditando às startups em estágios mais iniciais de negócio buscando recursos. Ou seja, rodadas menores e automaticamente, riscos menores, e aposta em empresas capazes de comprovar seus modelos de negócios robustos. Sempre terão espaço as boas ideias, as soluções de tecnologia que possam solucionar as principais dores do mercado e da sociedade como um todo. Para isso, as startups que souberem utilizar as novas tecnologias de inteligência artificial como suporte para o reconhecimento de tendências, comportamento e leitura de mercado estarão alguns passos à frente.