Por Daiçon Maciel da Silva, ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha
A cada verão, a ERS-030 vem recebendo mais novos e velhos viajantes de todas as cidades do Rio Grande do Sul. Por muitos anos, essa estrada de pista simples foi a única ligação entre os municípios de Porto Alegre e Torres para quem buscava as praias do litoral norte gaúcho.
Neste percurso de belas paisagens, que se descortinam entre as curvas sinuosas, Santo Antônio da Patrulha era parada obrigatória para descansar, apreciar o famoso sonho de origem açoriana, ou comprar melado e rapaduras, iguarias que ficaram conhecidas em todo o Estado e hoje são itens de exportação.
O aumento do número de veículos, os pedágios e os congestionamentos na freeway fazem com que os gaúchos voltem seus olhares à Estrada Velha
A Estrada Velha também foi a pista preferida para as corridas de carreteiras, veículos preparados para as disputas de famosos corredores como Catarino e Júlio Andreatta, José Asmuz, Diogo Elvanger, Pedro Pereira, Breno Fornari, Aristides Bertuol, Norberto Jung e tantos outros. As carreteiras eram carros de passeio que recebiam uma estrutura reforçada para resistir às exigências das provas, disputadas nos circuitos de rua de Porto Alegre e em estradas difíceis como a ERS-030. O ronco dos motores das flamantes baratas estilizadas era música para os ouvidos dos meninos do Interior.
A velocidade dos veículos que trafegavam pela Estrada Velha era controlada por meio de um cartão carimbado nos postos da Polícia Rodoviária Estadual, localizados nos extremos dos municípios do percurso. Assim, era possível identificar a velocidade utilizada para chegar ao próximo ponto de passagem.
A inauguração da freeway, em 1973, deixou Santo Antônio da Patrulha fora do caminho para as praias, pois a nova rodovia encurta o tempo até o Litoral. Fase difícil para o município, que precisou se reinventar.
Com o passar do tempo, o aumento do número de veículos, os pedágios e os congestionamentos na freeway fazem com que os gaúchos voltem seus olhares à Estrada Velha. O centro urbano de Santo Antônio da Patrulha fica congestionado, e fica evidente que o governo gaúcho deve investir na recuperação da rodovia. O último governo que deu atenção especial a isso foi o de Antônio Britto, e já se passaram alguns anos.