Por Vieira da Cunha, candidato a governador pelo PDT
Aos 12 anos vim do Interior morar em Porto Alegre. Nunca tinha visto tanta miséria, e essa dura realidade das grandes cidades, onde uns têm tanto e outros tão pouco, fez nascer o desejo, naquele guri, de transformar a vida das pessoas. Depois de 40 anos de vida pública, em que fui vereador, diretor-geral do DMLU, presidente da CEEE, três vezes deputado estadual, presidente da Assembleia, duas vezes deputado federal, secretário da Educação do RS, estou pronto para a maior missão da minha vida: governar o nosso Estado. Hoje, temos índices alarmantes em todas as áreas. Somos o quarto Estado com maior taxa de abandono do Ensino Médio do Brasil.
O número de matriculados no EJA caiu 56% de 2019 a 2021, a maior queda do Brasil. Pessoas estão morrendo enquanto esperam meses ou anos por atendimento de saúde. A escalada assustadora de homicídios resultou no agosto mais violento desde 2018. Os feminicídios crescem e mesmo mulheres com medidas protetivas têm sido vítimas fatais. Ao mesmo tempo, os gaúchos assistem a mais duas tragédias: a venda do nosso patrimônio, com a iminência da privatização da Corsan e do Banrisul, sem ouvir a população, além do nefasto acordo da dívida de R$ 75 bilhões assinado pelo atual governo com a União. Eu não me conformo com tudo isso.
Quero ser governador para resolver os problemas urgentes e também para construir o Rio Grande do futuro
Vou interromper as privatizações e questionar (de maneira judicial, se for preciso) essa dívida bilionária e ilegítima com a União. Sei das nossas vocações e potencialidades. Sei que o nosso Rio Grande pode mais. Quero ser governador para resolver os problemas urgentes e também para construir o Rio Grande do futuro. Sou casado com a Luciane há 39 anos, tenho 4 filhos e, como todo pai, quero um futuro melhor para nossos filhos e netos. Sou brizolista e filiado ao PDT, meu único partido, há mais de 40 anos. Tenho a convicção de que a transformação da sociedade começa pela educação. Por isso, vou abraçar a educação para garantir mais emprego, mais saúde, mais segurança e melhorar a vida das pessoas. É isso que me motiva a ser governador. Com coragem e muito trabalho, vamos levantar o nosso Rio Grande.
*Até o dia 21, GZH publicará artigos de oito candidatos a governador do RS. Foram convidados a responder por que querem governar o Estado os postulantes de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso. A ordem de publicação é alfabética, conforme o nome que será apresentado na urna.