Por Daniel R. Randon, presidente e CEO das Empresas Randon
Cada vez mais as novas gerações trazem lições às gerações que as antecedem. É comum ouvir de nossos filhos e dos jovens talentos que ingressam no mercado de trabalho ou que atuam no universo do empreendedorismo, que o que os move é fazer o que realmente gostam. E por uma simples razão: porque isto lhes traz felicidade na sua verdadeira essência. O fato é que esta visão chegou aos antropólogos e especialistas que estudam a mente humana. A chamada psicologia positiva ganhou forma e força confirmando esta convicção juvenil como uma ciência que encontra fundamentos e que pode e deve ser bem aplicada nas empresas com resultados efetivos.
Incentivado ainda mais pelo início do ano e final de mais uma década, ter propósitos e traçar planos para realizá-los está, cada vez mais, no radar das pessoas que buscam ser felizes em tudo que fazem, na vida pessoal ou no âmbito profissional, porque entendem que a vida é uma só. Não se quer dizer com isto que não vivenciamos problemas. Eles nos rodeiam, insistente e corriqueiramente. E, inclusive, nos ensinam e servem de combustível para uma definição mais clara de nossos propósitos. Nos deixam mais fortes e preparados.
Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018 mostram que, no Brasil, há 51,9 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos já empreendendo ou em vias de criar o seu próprio negócio. São cidadãos que, corajosamente, estão buscando o seu propósito, transformando a realidade ao seu redor. Eles conciliam conceitos, princípios e sonhos, aliando bem-estar com prosperidade, lucro com justiça social, eficiência com espiritualidade. Enfim, palavras que até há pouco tempo não constavam nos dicionários corporativos e que podem ser realmente transformadoras.
Imaginemos, então, esta força aplicada em todas as relações humanas como na família, na roda de amigos, nas instituições e nas organizações. Nas empresas Randon, o nosso propósito é seguir conectando pessoas e riquezas para gerar prosperidade. É isso que estamos fazendo e também é o que nos trouxe aos 70 anos transportando pessoas, bens, sonhos e prosperidade com sustentabilidade.
As organizações têm este desafio de ter um ambiente energizado e saudável, a partir de um forte propósito que conecte colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores e a comunidade aos mesmos sonhos de realização e prosperidade.