Por Fernanda Ferrão Guimaraes, presidente do Instituto Lins Ferrão e diretora de treinamento e desenvolvimento do Grupo Lins Ferrão-Lojas Pompeia e Gang
Muito se tem falado sobre o papel das empresas na sociedade. Hoje, o acesso rápido às informações permite saber como é o ambiente de trabalho nas organizações e, desta forma, avaliar como as empresas se relacionam com seus funcionários, fornecedores, comunidade e clientes, e como essas relações afetam a vida das pessoas e a sociedade ao redor.
A essência da responsabilidade social está no compromisso que a empresa assume e que vai além da lucratividade a qualquer custo. Acreditar sempre nas pessoas é, ao mesmo tempo, um legado e um compromisso de responsabilidade com o futuro. Acreditar genuinamente que, com uma oportunidade, se pode fazer algo para melhorar o todo. Em muitos momentos, é um grande desafio. Hoje, 90% das lideranças da nossa empresa são desenvolvidas internamente. Não é uma tarefa fácil, mas duvidamos que exista uma mais prazerosa.
Dando continuidade a esse legado, e também como uma forma de homenagear o fundador do Grupo Lins Ferrão, que sempre teve a solidariedade como um de seus princípios, nasceu o Instituto Lins Ferrão, uma instituição que busca fazer a diferença através da inclusão e da promoção de oportunidades. Por meio dele, colaboramos com as comunidades através da capacitação profissional, do incentivo à cultura e do empreendedorismo social.
Neste ano, iniciamos uma parceria com a Avesol, entidade sem fins lucrativos, realizando um projeto de geração de renda através da transformação de produtos depreciados em novos produtos. Através dessa iniciativa, denominada de Recriando Ideias, os grupos têm a oportunidade de melhorar sua renda a partir de seu próprio trabalho.
Entre as muitas possibilidades que se vislumbram, conseguimos levar adiante o desenvolvimento de mais pessoas, através da capacitação, fazendo, assim, com que novas famílias se beneficiem. Essas atitudes e comportamentos, para serem duradouros, devem ser genuínos. Talvez não sejam aprendidos do dia para noite, porém, são um caminho sem volta.