Por Nelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre
Porto Alegre comemora, nesta terça-feira, 247 anos. Mais de 120 atividades se espalham por 38 bairros de diferentes regiões da cidade, desde o último dia 21, para celebrar a Semana de Porto Alegre, que segue até 31 de março. Reservamos justamente para este dia do aniversário o mais importante evento da programação: a primeira reunião da mesa do Pacto Alegre, um projeto concebido para unir forças em torno de desafios e projetos que beneficiem toda a cidade e seus 1,5 milhão de habitantes.
Estão conosco nesta jornada as universidades, os empresários, o poder público e a sociedade civil organizada. Participam ao todo 77 entidades dos mais diversos setores, centenas de lideranças, com o objetivo de remar todos na mesma direção, acima dos interesses individuais e setoriais, mirando a melhoria na qualidade de vida de todos os porto-alegrenses, sem distinção alguma.
Com esta junção de forças de pensamento, conhecimento e estruturas para execução de projetos, pretendemos chegar ao que se denomina cidade inteligente. Trata-se de um novo conceito (smart city) que valoriza a tecnologia e a inovação como suportes para incrementar a infraestrutura urbana e oferecer mais eficiência e um futuro melhor para todos.
É uma engrenagem da qual devem fazer parte a administração pública, o planejamento urbano, a economia, mas também e fundamentalmente, os cidadãos, verdadeiros beneficiários dos avanços. Para isso, é preciso promover uma renovação na maneira de interação entre as instituições e a sociedade, de modo que a melhoria de serviços e da qualidade de vida das pessoas seja conquistada com a participação de todos – cada um com seus talentos e suas vocações.
Em Porto Alegre, a proposta do Pacto Alegre recebeu um impulso decisivo da Aliança pela Inovação, formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos. Daqui para a frente, ao lado de entes públicos e privados, vamos construir juntos o ambiente transformador que planejamos alcançar. As primeiras ações e os resultados esperados estarão postos a partir de hoje, aniversário da cidade, data de renascimento. Vamos fazer um pacto pelo desenvolvimento, pela cidade, um Pacto Alegre pela inovação.