Por Marcelo Medeiros, presidente do Sport Club Internacional
A imprensa esportiva latino-americana costuma dizer que os times que disputam a Copa Libertadores da América buscam atingir o sueño libertador – ou sonho libertador, em português. Essa ambição, já alcançada duas vezes pelo Internacional, é mesmo uma das maiores vitórias que um clube pode almejar no nosso continente. Desejo mais alto, apenas o Mundial de Clubes da Fifa, também ostentado com orgulho em nossa galeria de troféus.
Transformar esse sonho em realidade não é tarefa fácil, nem rápida. Nosso eterno capitão, Fernandão, afirmava que a primeira Libertadores colorada também resultou da indignação e da gana de fazer justiça pelo Brasileirão do ano anterior. No bicampeonato, Bolívar recebeu a taça de Pelé diante do Beira-Rio lotado, emocionado e orgulhoso.
Agora, o Internacional volta à Libertadores. Só trilhamos esse caminho de volta ao topo do futebol brasileiro porque unimos o apoio dos colorados e o forte comprometimento da equipe e de todo o clube. A torcida, como sempre, teve papel essencial: aumentamos o quadro social e, a cada partida, enchemos o Gigante. Para isso, o Clube do Povo relembrou suas origens, criando modalidades especiais de associação e ingressos acessíveis a todos. Dentro de campo, reestruturamos o plantel – mudando peças e indo ao mercado para qualificar o time.
Fora das quatro linhas, trouxemos eficiência e melhor gestão em todos os setores do clube. Com seriedade, coragem e transparência, tratamos do endividamento histórico com medidas responsáveis de ajuste, em balanço verificado pela maior auditoria do mundo especializada em esporte.
Os resultados começam a aparecer, e um deles é que estaremos na Libertadores de 2019. Há um ano, poderia parecer um devaneio. Hoje, é um fato: o time recém-saído da segunda divisão nacional participará da mais importante competição de clubes do continente. Um torneio que mexe com os corações, une povos e movimenta a economia, disputar uma Libertadores ajuda as finanças do Estado, trazendo turistas para as praças, e vai além, não é apenas nas cidades dos estádios, mas em todo o mundo. Nossa camisa estará estampada na tela de TV em mais de 180 países, sendo uma vitrine para o clube, patrocinadores e parceiros.
Além disto, a participação na Libertadores é mais um resgate de orgulho para todos os colorados. Neste ano, vimos torcida colorada numerosa e apaixonada em todos os recantos do Brasil onde o Inter jogou. No ano de 2019, nossos torcedores vão voltar a frequentar os principais estádios da América do Sul, mostrando o orgulho de ser colorado.
O momento é de comemoração: após muito tempo, o torcedor voltou a ter esperança. Seguimos em frente e vamos tornando o sueño uma realidade vermelha e branca.