* Funcionário público, futuro professor
Duas importantes metas do Plano Nacional de Educação (PNE) destacam-se atualmente: Meta 15 _ "Assegurar que todos os professores da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam"; Meta 16 _ "Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica".
O próprio nome exalta sua relevância: Educação Básica. Quer dizer que ela é a educação basilar, o pilar mais importante para o desenvolvimento de uma nação.
Atualmente, apenas 76,2% dos professores da Educação Básica possuem nível superior. No Ensino Médio, 59,2% dos docentes possuem titulação na área em que lecionam. No Ensino Fundamental, esse percentual diminui para 49,1%.
Portanto, para que a Meta 15 seja buscada, um longo processo deve ser adotado. Os profissionais da área da educação devem ser valorizados como profissionais e não como trabalhadores que estão no ramo apenas como vocação. Números de acompanhamento do PNE dizem que, atualmente, o rendimento médio do professor é apenas 52,5% em relação aos demais profissionais com mesma escolaridade.
Hoje em dia qual é o estímulo que os jovens têm para ingressar em um curso superior de licenciatura? Os dados mostram uma queda alarmante nesses ingressos. Faltam estímulos para a formação de professores, e não apenas salarial e com plano de carreira, mas da própria sociedade, que carece com respeito aos professores e que ainda não vê o docente como um formador e instigador de ideias essenciais para a construção do "ser pensante" que é o homem.
Um objetivo precisa de metas para ser alcançado, da mesma forma que as metas precisam de planos para serem atingidas. Então fica a pergunta: quais os planos para aumentar o ingresso dos jovens nos cursos de licenciatura?
Esse é o grande desafio atual dos governantes, e caso nada seja feito, os números em 2020 continuarão estagnados, ou ainda piores.
Assim, a meta 16 acaba sendo uma consequência do que poderá ser feito na 15, em que os professores buscarão uma melhor formação para melhorias financeiras, sociais e profissionais.