Para mostrar que é contra o movimento ChildFree ou livre de criança, em português, a Casa Cor Minas Gerais, aberta em Belo Horizonte até o dia 17 de setembro, tem ambientes projetados com atrativos para a meninada. É interessante destacar esse comportamento porque, além de propostas de espaços, a mostra chama a atenção para essa controversa questão por meio da decoração.
Para entender, o ChildFree surgiu nos Estados Unidos e no Canadá nos anos 1980 com o intuito de apoiar quem não desejava ter filhos e se sentia alijado ou pressionado por isso. Com o passar do tempo, porém, o conceito adquiriu outra conotação. Donos de restaurantes, bares e hotéis passaram a proibir a entrada dos pequenos e a se utilizarem da restrição como diferencial para atrair quem não deseja conviver com crianças. Isso está ocorrendo aqui no Brasil, em resorts e restaurantes.
E, na contramão desta tendência excludente, a Casa Cor Minas 2017 faz o movimento inverso: os pequenos podem não só brincar como aprender sobre decoração, arquitetura e paisagismo.O ambiente da arquiteta Renata Ferreira, Espaço Games e é um dormitório e homenageia o canal AuthenticGames, do Youtube, apresentado pelo jovem Marco Túlio, que possui mais de 10 milhões de pequenos seguidores. O espaço, com temas alusivos ao jogo Minecraft, o mais popular entre a garotada, tem bonecos dos personagens do game, além de desenhos em forma de blocos, característica principal da atração. No computador, obviamente presente no ambiente, as crianças podem se sentar e se divertir.
- O Espaço Games é voltado para crianças entre 5 e 12 anos, e tem um layout com características do popular jogo Minecraft. Vários detalhes remetem ao design do game, por exemplo: o lustre que se assemelha à espada usada pelo personagem principal; o painel ripado com doze arandelas em formato do boneco Steve; e o painel recortado a laser, que simula um circuito de computador, parecido ao circuito Redstone. O revestimento de quadrinhos 20cm x 20cm, o carpete quadriculado e até mesmo o pé da cama japonesa, também são detalhes que lembram o desenho do jogo. As crianças tem adorado e ficam aqui por horas - diz Renata.
Para entreter os adultos, a arquiteta e designer de interiores Gislene Lopes, criou dois espaços que agradam aos adultos e seus pequenos ao mesmo tempo (abaixo). A área externa, dinâmica e contemporânea, inclui um espaço gourmet multiuso com bancada para chopeira, cooktop, churrasqueira, mesa, cadeiras, sofá e piscina. Tudo para entreter os adultos. Mas, pensando naqueles que vão à mostra acompanhados de suas crianças, a arquiteta deixa disponível ao pais um tablet, que transmite, ao vivo, a diversão que os filhos promovem bem ali ao lado.
Gislene projetou um ambiente lúdico, repleto de cores que estimulam os pequenos, dentro de um vagão de trem preexistente no local da mostra. Mesinhas e cadeiras para desenhar, colorir e brincar. As cadeirinhas, que já existiam no vagão, tiveram estofado renovado. Bonecas e bichos de pano complementam o ambiente, projetado em uma escala voltada para a criança.
- Esse vagão de trem é um sonho infantil, um mundo lúdico de possibilidades que leva para onde a imaginação fértil e encantadora de uma criança pode alcançar - diz Gislene.
Serviço
O que - Casa Cor Minas Gerais
Quando - até 17 de setembro. Terças a sextas, das 15h às 22h; sábados, das 13h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 19h
Onde - Rua Sapucaí, 383, Floresta, Belo Horizonte, MG