* Médico
Exames subsidiários respondem por boa parte dos altos custos assistenciais, públicos e privados. Muitos nem são retirados ou acessados pelos pacientes.
Acho intrigante a relação de pessoas com seus exames. Alguns dizem que há meus e de outro médico, perguntam se quero ver os de outros. Respondo que não são meus nem do outro. Os exames são da pessoa, não importa quem pediu. Contém informações dela. Interessa conhecer todos.
Pacientes pedem que se solicite exames antes da consulta, ou que se requisite para a próxima revisão, por vezes programada para daqui meses. Não há como prever o que será necessário. Há condições cujos parâmetros são previsíveis. Mas as pessoas são dinâmicas, tecnologias se ampliam e renovam. Para saber o que monitorar, é preciso ver, ouvir, examinar, decidir o que pesquisar.
Perguntam como fazer com os resultados. Podem deixar com a secretária, com o porteiro, acessar por meios eletrônicos, por telefone. Talvez faça parte da ideia de que são meus exames. Sendo meus, basta chegarem a mim. Esclareço que exames são subsídios para entender saúde, doença, riscos. Geram uma nova conversa, para identificar juntos o que está dando certo, o que pode melhorar, se precisa medicar. Esse encontro pode ser mais importante que a consulta anterior. É aí que se analisam informações para gerenciar.
Muitos fazem revisões e exames com afinco, mas não adotam as recomendações. Voltam pontualmente, querem atualizar exames. Orientações são feitas. Voltam tempo depois, sem mudar. Querem fazer tudo de novo. A magia do encontro com o médico, modificada pela tecnologia dos exames.
Há os que sentem como se faz com o carro: faz revisão, deve andar bem até a próxima. Ir ao médico teria o mesmo significado. Faço exames, estou garantido.
É como uma oferenda de sangue, urina, fezes, exposição a raios e tubos e tantas coisas. Assim se garantiria vida mais longa e melhor. Um sacrifício para obter segurança. Não percebem que são informações para se gerenciar.
Se não assumirmos a responsabilidade por nossa saúde, não haverá milagre, mesmo fazendo TODOS exames.