* Secretário de Cultura de Porto Alegre, coordenador do projeto Prefeitura nos Bairros
Quinzenal, recente e promissor, o projeto Prefeitura nos Bairros instaura uma nova ferramenta de comunicação entre o Executivo municipal e Porto Alegre. E, se iniciativas políticas atualmente são recebidas com justificadas reticências, a julgar pela sua receptividade, a ação idealizada pelo prefeito Nelson Marchezan nasce com a expectativa de uma prestação de serviços solidária e cordial.
Aproximações e diferenças marcam o Prefeitura nos Bairros em relação a eventos semelhantes. O modelo atual, sem abrir mão de dar voz às demandas comunitárias, avança para uma prestação efetiva de serviços em falta. Antes mesmo de o prefeito e seus secretários chegarem aos bairros, força-tarefa previamente constituída ouve líderes da região sobre suas necessidades e, em conjunto, são deliberadas as entregas prioritárias. Não há promessas. Não há demagogia. Há, sim, diálogo real entre o poder público e as vozes dos que, sem voz, querem ser ouvidos, um canal permanente de comunicação solidária que não se extinguirá após a visitação.
A primeira edição aconteceu no bairro Mario Quintana, no emblemático e até então abandonado parque Chico Mendes. Lindo e castigado, o parque representa muito para os moradores da região. Seus vestiários e banheiro estavam destruídos. No banheiro, há anos sem uso, cresceu até árvore. Não um arbusto ou pé de tomate. Uma árvore! Em parceria estratégica com o Sinduscon, a recuperação se fez. Outros parceiros, como Sesc, Sebrae, Carris, Procempa e Defensoria Pública também estiveram presentes. Cortes de cabelo, atendimentos e exames clínicos, encaminhamentos jurídicos e educacionais, wi-fi, capinas, recuperação de bebedouros e telhados, apresentação de artistas e desportistas da comunidade, pequenos e grandes atendimentos que, misturados, mostraram servidores públicos e cidadãos em sintonia. O primeiro fruto dessa aproximação é a realização garantida da Semana do Hip-Hop, em outubro. A próxima edição contemplará as ilhas.
Em meio às más notícias diárias e as críticas dos que só sabem criticar, eu asseguro: o Prefeitura nos Bairros veio para ficar.