* Mestre em Psicologia Cognitiva
Você trabalha duro para sustentar sua família e para usufruir os confortos da vida. Mas alguma vez você já parou para refletir sobre a importância mais profunda de todo este trabalho? E, ao final do expediente, você pode dizer se realmente está feliz?
A propensão ao trabalho e a sua realização são componentes essenciais da vida humana. Todas as pessoas foram criadas para o labor. Uma pessoa não pode ficar satisfeita se não é produtiva. A natureza humana detesta receber alguma coisa em troca de nada, o chamado "pão da vergonha".
Mas, se fomos criados para a labuta, por que ansiamos tanto por férias e repouso? Porque o homem é composto de duas dimensões, o corpo e a alma. O corpo fica cansado e necessita repouso. Mas a alma nunca cansa e busca o trabalho para obter satisfação por seu próprio esforço. Tem que ter um significado, senão não há motivação.
O trabalho como um fim em si mesmo não traz satisfação. Pode-se ter uma carreira de sucesso e não sentir satisfação se não se nutrir as necessidades emocionais e espirituais. Precisamos saber que nosso trabalho nos conduz a um propósito superior, que deixaremos uma marca positiva no mundo.
O propósito subjacente de nosso trabalho é a utilização de nossos talentos e habilidades para melhorar o mundo material e torná-lo um lugar melhor para nossos filhos. Para fazer isto precisamos reconhecer que a espiritualidade é a força principal de nossas vidas, ao passo que o material e o físico são um veículo para a expressão da alma para causas nobres e humanas. Para tanto, busque fazer a diferença no mundo encontrando um sentido mais profundo no seu trabalho. Aí sim você terá um objetivo que não seja somente ganhar dinheiro, mas acima de tudo evoluir como pessoa. Pense nisto!