Até poucos anos atrás o Facebook era uma ingênua ferramenta de comunicação entre estudantes de uma universidade norte-americana. De lá para cá, se tornou um gigante mundial onde as pessoas passaram a postar suas vidas. Exibicionismos à parte, virou um importante canal de comunicação e ganhou o mundo. Serviu também para combinar protestos, fazer propaganda em campanhas eleitorais, denunciar atrocidades mundo afora.
Mas, nos últimos tempos muita gente vem questionando a quantidade de mentiras postadas no Face por usuários. Falsos dossiês têm sido usados para vender ideias e políticos no mundo todo, distorcendo campanhas políticas inteiras e imagens de pessoas.
Os mais recentes questionamentos foram na campanha de Donald Trump, que mentiu descaradamente nas redes. E muita gente acreditou.
A importante revista inglesa The Economist chegou a cunhar a expressão de que estamos vivendo na era da "pós-verdade", tal a quantidade de mentiras, meias verdades, manipulações que vem acontecendo, especialmente, nas redes sociais.
Com a enorme audiência alcançada, o Facebook virou também um grande canal de mídia para anunciantes.
Até aí tudo bem.
Acontece que agora é a mais importante revista sobre publicidade do mundo, a também norte-americana Advertising Age, que denuncia: as métricas do Facebook não são confiáveis!
Tudo começou quando o Facebook descobriu mais falhas em suas estatísticas de anúncios, na maneira como contam os likes e o compartilhamento de posts. Ele descobriu que havia inflacionado o dado que apontava o tempo médio que as pessoas ficavam assistindo a vídeos e aumentou o número de visitas mensais nas páginas comerciais.
É Garett Sloane, da AdAge, quem afirma: essa é a terceira vez, desde novembro, que o Facebook informou que encontrou erros nas métricas que os anunciantes se baseiam para planejar e medir suas campanhas".
Esses constantes erros abalaram a confiança na rede social. Ainda na matéria da AdAge: "Isso está deixando todo mundo desesperado", afirmou o executivo de uma agência, que não quis se identificar por ter uma relação próxima com o Facebook. "É difícil explicar para os clientes". Algumas pessoas questionaram até que ponto esses dados podem ser confiáveis, já que o Facebook continua controlando as informações que essas empresas recebem.
De uma postura sempre muito fechada, agora o Facebook anuncia que vai mudar a maneira como estima a audiência potencial de novas campanhas, para dar aos anunciantes números mais precisos. Vão agir como outros veículos sempre fizeram: abrir dados para que Nielsen, Comscore e Moat possam avaliar seus números. Credibilidade e transparência são elementos fundamentais nos dias de hoje!