Vivemos um momento de grandes transformações. O mundo não é mais linear. Novos valores, comportamentos e gerações passam a influenciar radicalmente todas as indústrias. Os segmentos de moda, varejo, comunicação, entretenimento, educação, telefonia e financeiro estão sendo impactados fortemente pelas novas tecnologias nos seus negócios. Nesse contexto de mudanças muito rápidas, empresas surgem do dia para a noite com serviços, produtos e soluções inovadoras e, em pouco tempo, conquistam o coração das pessoas. Já as empresas mais lentas perdem rapidamente a sua relevância e valor, podendo inclusive desaparecer do mercado.
Em cinco anos, os nativos digitais, geração que hoje se encontra entre os 15 e os 20 anos, passarão a consumir de forma expressiva com os seus novos valores, hábitos e desejos. O poder de consumo migrará para as novas gerações e as empresas serão obrigadas a se reinventar para atender a essa realidade com relevância.
Em cinco anos, casas, carros, cidades, empresas, fábricas e escolas estarão superconectadas com a revolução da internet das coisas. Estimativas de mercado projetam para 2020 mais de 35 bilhões de aparelhos interligados, gerando inteligência para simplificar e melhorar as nossas vidas.
O que fazer diante desse cenário tão desafiador? A resposta é adaptar-se. E rápido! Até pouco tempo, quando se definia a estratégia de uma empresa, o ciclo era longo e previsível. Hoje, esse ciclo ficou mais curto e imprevisível, as exigências se multiplicaram e o ambiente competitivo se tornou bem mais complexo. As reflexões e os questionamentos sobre o futuro do seu negócio devem ser diários daqui para a frente.
Nunca foi tão importante promover uma cultura de constante mudança nas organizações para enfrentar o contexto atual. O risco para o seu negócio ou carreira profissional não estará na economia, região, ou no segmento em que você trabalha. O risco estará na sua atitude de ficar imaginando que as coisas continuarão acontecendo da mesma forma e velocidade à qual você sempre esteve acostumado.