Por Claudio Toigo Filho, CEO da RBS Mídias e membro do Conselho Editorial da RBS
O Rio Grande do Sul vive a maior tragédia de todos os tempos. É um momento muito triste, com perda de vidas, desaparecidos e milhares de pessoas desabrigadas. Mas precisamos de mobilização, união e compromisso para enfrentá-lo.
Cumprindo com nosso propósito, estamos com 100% das nossas equipes de jornalismo, esporte e entretenimento e todas as áreas de apoio mobilizadas para levar aos gaúchos informação de qualidade, prestando serviço, buscando soluções e combatendo fake news.
Em nome dessa missão, empresas de comunicação se dão as mãos. Estamos agradecidos ao Grupo Sinos, que nos apoia na impressão de Zero Hora e Pioneiro. A distribuição desses jornais vem sendo retomada gradativamente, à medida que estradas e ruas vão sendo reabertas. Da mesma forma, recebemos mais de 20 profissionais da Rede Globo, que vieram ao Estado para informar todo o país da gravidade da situação que estamos vivendo e da necessidade de uma mobilização nacional.
O povo gaúcho é forte, aguerrido, e vamos reerguer nosso Estado. Mas, para isso, precisamos de planejamento, coalização de forças e ousadia
Seguiremos cuidando dos nossos colaboradores e garantindo a continuidade de nossa operação a serviço dos gaúchos. Mas sabemos que é preciso ir além. Com a campanha e os programas especiais Ajuda Rio Grande, buscamos reforçar orientações e alertas das autoridades e incentivar a corrente de solidariedade para arrecadar doações e encorajar o trabalho voluntário. E logo daremos um passo a seguir: fomentar a mobilização da sociedade para a reconstrução do nosso Estado.
O Rio Grande do Sul não pode e não vai parar. O povo gaúcho é forte, aguerrido, e vamos reerguer nosso Estado. Mas, para isso, precisamos de planejamento, coalização de forças e ousadia. Precisamos buscar especialistas e aprender com cases de sucesso de regiões que viveram tragédias climáticas e encontraram soluções e melhores práticas para se reinventar, como New Orleans e o Japão, entre outros.
A solução está nas nossas mãos. Devemos estar preparados. Deixando de lado diferenças ideológicas, vamos somar forças para focar naquilo que nos une: um futuro melhor para o Estado, que é de todos nós. E a RBS estará ao lado dos gaúchos nessa missão.