No Rio Grande do Sul, impera um assunto mais sensível do que qualquer outro: Grêmio e Inter. Aqui em Zero Hora, dependendo do momento de cada time, somos acusados de puxar a brasa para um ou outro time. Certa vez, um leitor mandou uma "prova". Grêmio e Inter haviam jogado no fim de semana e, na capa, a foto de um saiu com um milímetro a mais na largura do que a foto do outro. Um milímetro! Fomos medir e constatamos que o leitor estava certo. Somos assim mesmo: enlouquecidos pelo nosso time do coração.
Na edição de segunda-feira passada, mesmo sem querer, provocamos uma chateação adicional aos colorados. Não era nossa intenção.
Dois dias antes, no sábado, 1º de julho, o Inter havia perdido em casa, por 1 a 0, para o Boa Esporte, time de pouca tradição e que meses antes disputava a série B do Campeonato Mineiro. Foi uma daquelas derrotas que serão lembradas por muito tempo, como o 4 a 0 sofrido pelo Grêmio em 2005 contra o Anapolina e outras jornadas infelizes da dupla Gre-Nal que se transformam em munição na rivalidade entre as duas torcidas.
Inspirada no efeito gangorra, já que o Grêmio vive um bom momento, a capa de segunda-feira procurou tratar com bom humor e leveza o incidente colorado do fim de semana. Em lugar de usar termos como vexame ou crise, fez um trocadilho com a palavra "boa". Nem todos os torcedores do Inter gostaram, como mostraram e-mails, telefonemas e outras manifestações que nos chegaram durante a semana. A conclusão a que chegamos pode ser resumida em outro trocadilho: não foi uma boa ter feito a capa daquela forma, e por isso pedimos desculpas aos colorados que não gostaram do que leram.
– Os leitores costumam ligar para a Redação para cobrar tratamentos iguais em números de páginas, em capas do caderno de esportes e até na subjetiva cotação que publicamos após os jogos. Eles chegam a fazer as médias das notas dadas a um time para comparar com as recebidas pelo outro. Aprendemos a lidar com isso no nosso trabalho diário – diz o editor de Esportes, Diego Araujo.
Estamos em outro final de semana, a Dupla volta a campo e, embora sem perder de vista que nossa missão jornalística é analisar e publicar o que tem que ser publicado, seja positivo ou negativo, ficamos na expectativa do melhor dos mundos: vitórias e ótimas atuações de Grêmio e Inter para que a capa de segunda-feira possa retratar a alegria das duas torcidas.
PRIMEIRA PAUTA
Alô, alô, estudantes de Jornalismo de todo o Rio Grande do Sul: estamos lançando a nona edição do programa Primeira Pauta. Vamos selecionar 15 estudantes do terceiro ao sexto semestre para virem à Zero Hora participar de um seminário. Entre eles, os cinco vencedores passarão uma semana conosco, em uma imersão na Redação, trabalhando lado a lado com nossos editores, repórteres e colunistas. Participem!