A publicação da primeira coluna de Sant'Ana no jornal Zero Hora foi no dia 17 de novembro de 1971. E ZH não deixou passar em branco. Para marcar a data, produziu um webdocumentário, lembrando histórias curiosas sobre o homenageado na voz de amigos e colegas. E quem levou o link do especial digital pessoalmente foi o amigo Nelson Sirotsky.
O trabalho reuniu colegas de diferentes áreas. Do Opinião, da editoria de Vídeo e companheiros de uma vida inteira participaram contando histórias. O resultado foi um presente aos leitores com os melhores textos da carreira do colunista.
Em tratamento de saúde, Sant'Ana teve a sua história contada também em formato de linha do tempo, com artigos, fotos e vídeos do comunicador. O conteúdo está sendo publicado semanalmente na página digital de Opinião.
Paulo Sant'Ana é formado em Direito e trabalhou como inspetor e delegado de Polícia entre 1973 e 1988. A convite dos jornalistas Cândido Norberto e Lauro Schirmer, começou a participar do programa Sala de Redação, na Rádio Gaúcha, em 1971. No mesmo ano, passou a escrever crônicas diárias na editoria de Esportes de ZH.
Na segunda metade da década de 80, passou a escrever sobre outros temas, além do futebol, e a sua coluna ocupou a penúltima página de Zero Hora, o que a tornou o início do jornal para muitos leitores.