A leitora Suzana Torres mora no nosso coração e tem uma história linda. Ela tem 55 anos e descobriu um câncer no pâncreas em agosto de 2015. Passou por quimioterapia e cirurgia. Compartilha sua história no blog Convivendo e Vencendo o Câncer.
Ela retirou todo o tumor, mas a preocupação prossegue. Só será considerada curada após cinco anos. Enquanto isso, seu foco está na alimentação.
- Quero ver meu filho se formar. Por isso, luto muito.
Suzana faz os próprios alimentos em busca de bons produtos e fugindo do que é ruim. Pesquisa muito e chegou ao Lado Natureba. Nos contou que, com orientação de nutricionista, toma um suco anticâncer feito assim:
3 folhas de chicória
3 folhas de beterraba
3 folhas de rúcula
3 folhas de dente de leão
1 fatia de pepino cru
1 fatia de abobrinha italiana
1 rodela de beterraba
1 rodela de gengibre
1 cenoura média
1 rodela de açafrão da terra
1 maçã media
1 porção de aipo ou salsão
1 copo de água mineral ou pode colocar água de coco
Liquidificar e, se quiser, pode coar. Suzana toma, ao menos, três vezes por semana. Exceto em dias de quimioterapia e nos três dias seguintes.
É milagroso?
Não. Não é. Mas os benefícios no combate à doença têm explicação científica.
Professora da Universidade Federal de Santa Maria que trabalha com linhas de pesquisa na área de câncer, a nutricionista Gilberti Hubscher explica que os ingredientes e a sua quantidade não são os mesmos para todos os pacientes. Depende muito do tipo de câncer e do estágio em que a doença está. Mas alguns alimentos têm efeitos bons para todos:
Beterraba com batata doce - Aumenta o número de plaquetas, o que é necessário para pacientes que fazem quimioterapia.
Dente de leão - É uma folha de sabor amargo, que diminui a acidez do sangue. Todas as folhas verdes tem o magnésio como nutriente. Mas também não deve ser ingerido demais. Assim como couve e folha de brócolis devem ser evitados, porque o enxofre pode interagir com a medicação.
Maçã - Tem vários antioxidantes, que combatem os radicais livres e aumentam a imunidade. Além disso, a fruta dá um bom sabor ao suco. E mais: é fonte de fibra. Fibras são importantes para não aumentar a glicose. Células de câncer adoram glicose, reforça a nutri. É preciso ter cuidado.
Chicória - É prebiótico, ajudando a trabalhar o intestino.
Açafrão - Tem o princípio ativo da curcumina, que age sobre a célula. É anti-inflamatório.
Gengibre - Ajuda na digestão e também é anti-inflamatório.