A empresa Estre Ambiental realiza estudos de impacto ambiental para investir na construção de um centro de gerenciamento de resíduos em uma área de Glorinha, na Região Metropolitana. A estimativa é de que o projeto receba R$ 100 milhões em investimentos, o que deve gerar quase mil empregos diretos e indiretos no município.
Por meio de nota, a Estre Ambiental informou que mantém equipes de especialistas para identificação de novas oportunidades em gestão de resíduos e serviços ambientais. Conforme a empresa, os estudos que estão sendo realizados ainda deverão ser apresentados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, do governo federal, prevê políticas para a eliminação dos lixões do país, substituindo-os por alternativas como os aterros sanitários.
Por meio de publicação no site do Executivo, o prefeito Darci José Lima da Rosa informou que fez uma visita a uma das unidades da empresa, em Curitiba. Ele rebateu informações que estão se espalhando pela cidade, de que seria construído um lixão em Glorinha.
— Ao contrário do que está sendo disseminado na cidade, de forma irresponsável, não se trata de um lixão. Isto é coisa do passado e eu não autorizo. Trata-se de um aterro sanitário, de alta tecnologia, o qual não produz mau cheiro e nem agressão ao meio ambiente.
O prefeito afirmou também, através da publicação, que não dará nenhum tipo de isenção tributária à empresa.