Funcionários da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ainda aguardam o pagamento da totalidade dos salários referentes ao mês de outubro. A Ulbra não informa o número de funcionários afetados pelo atraso no pagamento, mas garante que mais da metade já recebeu os valores na íntegra. O restante dos trabalhadores recebeu uma parte do salário. A expectativa da universidade é quitar a folha ainda nesta semana.
A justificativa pelo atraso é a falta de repasses do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Governo Federal. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que responde pelos recursos do Fies, justifica que a normalização do envio de verbas do programa ocorrerá até o final de dezembro.
O FNDE alega que o governo precisou da aprovação da liberação de um crédito suplementar pelo Congresso Nacional, o que ocorreu em 18 de outubro. O cronograma de pagamentos das instituições de ensino de todo o país começou no dia 21 de novembro e vai até 21 de dezembro. O FNDE não soube precisar a situação dos repasses à Ulbra.